sexta-feira, 5 de março de 2010

Ritmo acelerado.

21-02-2010
Ao acordar, eu já estava sendo presenteada com meu maior icebergue visto até hoje. Quarenta km de largura(a média de vinte milhas naúticas)... surreal! Comecei a olhar da esquerda para direita desde o convés e ao girar minha cabeça para ver o restante do fantástico pedaço de gelo, pensei que não terminaria nunca... incrível!
O marinheiro Kevin sobe ao mastro para repôr a luz de navegação usada a noite que havia queimado há dois dias atrás. Nesse mesmo momento chegou a cair uma tempestade de neve, mas nada grave. Como é bonita a branquidão vinda do céu... eu adoro quando neva!

Durante a navegação, percebemos que na carta naútica dizia que havia “terra” na posição GPS 65˚ 45 S / 81˚ 48`E ou 65˚ 47`S / 81˚ 551E... só que na verdade era uma enorme bloco de icebergue. Susan pegou dois diferentes GPS com a posição demarcada para provar que ali não havia terra para os próximos navegadores que passarem por essa parte do Pólo Sul. Fotografei a prova: Susan segurando os GPS de frente ao icebergue.


Hoje foi um dia de intensas emoções para nós ativistas. Dessa vez foi o Bob Barker que tomou a iniciativa de se aproximar do Nisshin Maru, impedindo a caça baleeira. Eles acionaram os canos de água e mudaram de curso algumas vezes, fazendo a nossa saída da passagem de gelo.
Ao cruzarmos os enormes blocos de gelo, vimos pelo menos dez baleias “humpbacks”, focas, pinguins e belíssimos pássaros. Que privilégio estar aqui, não canso em repetir o quanto me sinto completa com essa experiência de navegar na Antártida, ainda envolvida com essa campanha tão importante para nossos oceanos!

David e Vince embarcarão amanhã no Bob Barker para a travessia até a Austrália. Nessa madrugada, além da edição das fotos do dia de hoje eu também preparo um dvd para cada tripulante com fotos de toda campanha nesses 4 meses e meio que estou a bordo do Steve Irwin. Para complementar, vou preparar um arquivo especial com fotos deles durante as ações. Eu amo o meu trabalho!!!
Recebi um email do Daniel Vairo, presidente da Sea Shepherd no Brasil pedindo para contactar o Paul e perguntar sua opinião sobre a presença da Organização no “Small working Group” da Comissão Baleeira que ocorrerá em Brasília, no Palácio Itamaraty. O encontro será organizado para fazer referência ao posicionamente do Brasil com relação a caça baleeira.
Paul achou importante que os membros da Sea Shepherd Brasil estejam lá representando a ONG e também a nossa pátria. Fico feliz que ele tenha apoiado essa idéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário