sexta-feira, 5 de março de 2010

Helicóptero e bote em atividade!

13-02-2010
59˚22 18`S / 48˚ 52 62`E
Estamos fora do santuário baleeiro. Neva bastante essa manhã e temos com pouca visibilidade .A frota japonesa muda de curso diversas vezes para nos deixar confusos, mas os seguimos sem medo afinal em um piscar de olhos que dermos uma baleia pode ser morta.

Foi realizada hoje uma ação no Nisshin Maru, incluindo o helicóptero e os dois botes,um do Steve Irwin, outro do Bob Barker: o Delta e o Zeppelin.A intenção era apontar o nosso “water canon”/cano de água em direção ao funil de leva ao motor do Nisshin Maru. Conseguindo atingir esse cano, eles poderiam apresentar problemas e não conseguiriam mais navegar, desviando sua atenção para o navio e deixando de lado a caça baleeira.
A ação começou a ser feita! Os dois infláveis junto com o helicóptero rondearam o Nisshin Maru para fazer as imagens da Animal Planet(“Whale Wars”), também mostrando que eles estão sendo vigiados por nós.


Quando o Nisshin Maru se aproxima do Steve Irwin com o “water canon” acionado, eu não quis sair do lugar porque eu sabia que essa cena poderia ser histórica e importante para provar a audácia da frota japonesa... haviam dois belos arco íris entre os dois navios, dando novamente um toque poético pela causa em que lutamos.
Nesse momento meu de bravura misturada com ignorância...fui atingida por um jato de água com uma pressão fortíssima e naturalmente minha camera foi danificada. Queria entrar na ponte de comando para secar e proteger meu material, mas não fui permitida porque o Capitão Paul não queria que nenhum eletrônico do navio fosse prejudicado com a água salgada...
Eu estava ensopada! Mesmo vestindo o “mustang suit”, eu tinha água salgada por todo meu corpo. Porém eu não estava preocupada com o frio que sentia, os pés e mãos que começavam a congelar com o frio de 1 grau que fazia no lado de fora do navio.... mas sim com o meu material de trabalho.
Fui correndo para meu camarote por outro caminho, peguei uma toalha e comecei a secar a camera e a lente. Limpei com água doce, sequei como pude! A camera e lente não funcionam mais, então preciso usar meu material extra. Com certeza eu não queria me colocar numa situação de alto risco sem ter uma razão digna e perder quase 4mil dólares de equipamento fotográfico. Estou desapontada com a perda, mas pelo menos eu fiz isso em nome das nossas baleias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário