sexta-feira, 5 de março de 2010

11-02-2010
59˚ 05 37`S / 64˚ 13 02`E
Às 6hs da manhã havíamos uma operação com o helicóptero e o inflável Delta, mas as condições meteorológicas mudaram, a ventania aumentou passando os trinta nós e a atividade foi cancelada.
07h36- O segundo motor do Steve Irwin foi acionado para alcançarmos o Nisshin Maru que aumentou sua velocidade. O Capitão Paul quer manter a distância entre o Nisshin Maru menor que 1 milha náutica.
O Japão na próxima reunião da Comissão Baleeira Internacional vai propor uma redução da caça “científica” das baleias no Oceano austral, em troca de uma autorização de pesca comercial ao longo de sua costa. Porém os baleeiros japoneses seguem com sua cota de mil baleias caçadas ao ano.
Na CBI(Comissão Baleeira Internacional) que ocorreu ano passado em Portugal reunindo 85 países, ficou claro que desde 1986 a caça comercial de baleia é considerada ilegal, porém países como a Noruega desrespeita essa moratória descaradamente.
Aguardo ansiosa o mês de março chegar, quando ocorrerá o novo encontro da Comissão Baleeira Internacional e saber se uma decisão mais justa vai ser tomada esse ano, colocando um ponto final nessa história.

Mais uma ação acústica(“sound action”) foi realizada. A ação começou às 16h45 e só terminou a meia noite e trinta. Foram as oito horas mais intensas e bem sucedidas dessa semana! Na ação acústica, foram colocados alarmes policiais, anúncios alertando a frota sobre o crime ambiental no santuário baleeiro,etc.
O Shonan Maru II e Yusshin Maru II foram os dois navios que cercaram o Bob Barker e o Steve Irwin durante todas as horas da ação direta. Durante esses confrontos entre os navios, o helicóptero fez um vôo de quase duas horas e o inflável foi colocado no água. No “Delta” estavam Chad(que dirigiu o inflável), James(fazendo a comunicação com o Steve Irwin), Jamie e David(camera man`s da Animal Planet) e o Pete Bethune (que ficou encarregado junto com o James de lançar tinta vermelha aonde dizia “Research” nos navios japoneses).


Durante o vôo do helicóptero, o Shonan Maru II tentou diversas vezes apontar o “water canon”, mas Chris se saiu bem da situação de risco e pousou no Bob Barker por alguns minutos, voltando a voar em direção ao Steve Irwin.

O Shonan Maru II e Yusshin Maru II chegaram a ficar menos de 5 metros de distância do Steve Irwin. Fiquei surpresa de que uma real colisão não tenha ocorrido. 

Durante a passagem do Shonan Maru II, que tinha o “water canon acionado” formou-se entre os dois navios um belo arco-íris... o que garantiu uma foto super poética. Pensei como título: “Guerra em nome das baleias”.


Este é o sétimo dia em que nenhuma baleia foi morta e para nós esta sendo uma grande vitória.
Ainda temos duas semanas de combustível, o tempo que pretendemos ficar atrás da frota japonesa e impedí-los de qualquer tentativa de crime ambiental.
As horas de sono são poucas. Essa noite mesmo dormi apenas 4hs porque estava trabalhando nas fotos, depois mostrando ao capitão Paul para que ele selecionasse as melhores para serem enviadas ao escritório e publicadas no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário