quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ponto de vista.

24-01-2010





Shohei Yonemoto, professor de controle ambiental mundial da Universidade de Tóquio, onde são realizados estudos avançados na ciência e tecnologia, escreveu hoje uma fantástica matéria contra a caça baleeira.
Nove mil baleias minke já foram assassinadas pela frota japonesa baleeira, com o velho pretexto de “pesquisa científica” e ilegalmente esse absurdo ainda continua sendo cometido, desrespeitando completamente o Tratado da Antártida e o santuário.
Yonemoto disse que por ano, os japoneses faturam cerca de $ 64.5 milhões de dólares com a venda da carne de baleia e que a tradição cultural de comê-la é um verdadeiro mito. Fiquei surpreendida e ao mesmo tempo feliz em saber que no Japão existe sim pessoas sensatas e que se preocupam com o meio ambiente e que são contra esse terrível massacre.
Ainda bem que no jornal “The Asahi Shimbum” existe uma brecha para que mensagens como essa sejam propagadas de maneira profissional e ética, baseadas em estudos e pontos de vista de profissionais sérios, sem jogos de sensacionalismo ou artigos que são escritos apenas com interesses econômicos ou políticos.
Mar calmo e vários “ Giant Petrel” rondeando o navio.



James toca violino enquanto Merryn, Dan e Leon continuam se exercitando na barra que fica na popa do navio! Eu até tentei fazer barra, mas não passo da segunda... sou melhor nadando.
Fiquei no convés algumas horas, olhando toda essa vida no oceano e pensando em como é possível o ser humano cometer essa atrocidade com nossa mãe-natureza! Mais de cem milhões de tubarões são mortos todo ano para alimentar o mercado na Ásia, o número de baleias mortas já passou de nove mil e vinte e três mil golfinhos são assassinados todos os anos em Taiji, no Japão (como é mostrado no documentário:“The Cove”). A carne de golfinho é vendida nos supermercados japoneses e ainda servida como merenda escolar.
Estamos completando séculos de desordem, desrespeito, desespero e matança, ignorando por completo as respostas que a natureza vem dado a tudo isso: o extenso número de espécies extintas, aquecimento global, florestas derrubadas e a vida no verde e nos oceanos que está desaparecendo de maneira alarmante. E diante dessas demonstrações, como podemos fechar os olhos? Algo precisa ser feito agora, antes que seja tarde demais. Espero conseguir ainda esse ano o fim da caça das baleias na nossa terceira viagem até a Antártida e com a voz de sábias pessoas, como o professor e pesquisador Shohei Yonemoto!




Barbara Veiga.

Um comentário:

  1. Que lindo! Na primeira foto chega ter uma gotinha de água no bico.. muito perfeito!

    ResponderExcluir