quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A colisão do Ady Gil em verão detalhada

08-01-2010
No dia 06 de janeiro o navio Shonan Maru II colidiu com Ady Gil, partindo o trimarã em dois pedaços. A tripulação foi removida para o navio Bob Barker, e o camera man da Animal Planet foi socorrido depois de ter quebrado duas costelas durante o impacto.
Horas mais tarde, Ady Gil estava mais que 30% submerso e foi iniciado o processo de retirada de combustível, lubrificantes e qualquer produto petroquimico que pudesse causar qualquer dano ambiental. Toda retirada de combustivel foi bem sucedida e o oceano não foi poluído. Bob Barker decide levar o Ady Gil à base francesa Dumont D`Urville.
Às 4hs da manhã de hoje, as cordas que uniam o Ady Gil ao Bob Barker se romperam depois de vários impactos com ondas e o barco afundou.
O capitão do trimarã, Pete Bethune, chegou a anunciar na rádio um sinal de “distress”/socorro (que é usado em casos de emergencia como abandono de navio, por exemplo) para o Shonan Maru II. A mensagem foi compeltamente ignorada.
Julia Gilliard, primeira ministra do partido da oposição disse que foi um verdadeiro milagre que ninguém foi morto e um acidente mais sério tenha acontecido durante a colisão. Como o choque ocorreu em águas australianas na Antártida, Julia Gilliard fez um pedido às autoridades para que o acidente passe por um processo minocioso de investigação.
O ministro do meio ambiente Peter Garret só apresenta em seu discursso a fragilidade do local e os riscos envolvidos em que os navios entraram por estarem em uma região remota e sem hospitalidade, como a Antártida. Porém nenhuma postura parcial foi anunciada a favor ou não da Sea Shepherd.
O Steve Irwin está em luto, ninguém consegue acreditar que nosso trimarã não será mais funcional para a campanha e o prejuízo com a perda do barco.
Soube através da Sea Shepherd Brasil que a repercussão no país foi também incrível e o website nacional foi tão acessado que houve uma queda na rede no período de uma hora. Globo, SBT, Record, RedeTV e tantas outras as emissoras mencionaram o caso da colisão e perda do Ady Gil. Infelizmente algumas informações foram distorcidas, para dar um “final feliz” para essa história. Mas a verdade é que o governo australiano ainda não enviou nenhuma embarcação para patrulhar a região onde ocorreu a colisão, a empresa que opera os baleeiros em tribunal internacional não foi processada criminalmente e as autoridades japonesas estão longe de punir o capitão da embarcacao que colidiu com o Ady Gil, pelo menos até o presente momento.
Como o registro do Ady Gil é neozelandes, aguardamos uma posição do governo sobre o caso, mas até agora não recebemos nenhuma informação a respeito. Pelo menos as autoridades marítimas do país informam que o processo de investigação já foi iniciado.
Um porta-voz do Japão, do “Institute of Cetacean Research” disse que Pete Bethune (capitão do Ady Gil) colocou o trimarã em uma posição de risco para que a colisão ocorresse propositalmente, mas com as filmagens da Animal Planet fica bem claro que o barco não estava movendo, quando Shonan Maru II veio com a intenção de causar uma colisão e eventualmente, afunda-lo.
O capitão Paul Watson respondeu da seguinte maneira à esse comentário do porta voz japones:
“It`s all been documented, we`ve got a Discovery crew onboard and six different camera angles so there`s no argument as to what was going on...”.
A crítica temática da anual caça às baleias ainda impera e a frota japonesa continua em ação ilegal no Santuário Baleeiro. Estamos com mais foco do que nunca em nossa missão e continuaremos atrás dos baleeiros para defender nossos oceanos.


Barbara Veiga.

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