terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Um raio de gelo

18-12-2009



Atravessar esse lencol branco(a tal camada de gelo) foi magnifico. A cada movimento do Steve Irwin quebravamos um pedaco daqueles grossos blocos de gelo e no momento que fazia a rachadura, desenhava no gelo uma especie de raio ... um raio no gelo.
Passamos essa manha pelas baleias fin e pela tarde orcas. Foi um dia intenso, cheio de icebergs gigantescos e espetaculares. Cena de filme. Cada um com um azul mais claro que o outro. 'E um verdadeiro privilegio estar aqui e poder acordar (mesmo passando toda noite com claridade) e olhar meu “porthole”(janela do camarote) e ver incriveis icebergs, pinguins e passaros....
Nossa intencao era chegar o mais proximo possivel da base francesa e assim que chegarmos Chris ira com o helicoptero visitar a base com o meu marido, Locky.
Estamos proximos a base francesa. Locky e Chris se preparam para a partida. Locky leva minhas fotos do Shonan Maru II ate a chefe do distrito de Adelie. As fotos denunciam o dia em que o navio japones ameacou colisao com o Steve Irwin com o “water canon” ligado.


Aparentemente o voo foi incrivel e a experiencia em terras geladas inesquecivel, segundo Locky. A tripulacao enviou correspondencias a ele para que fossem postadas e realmente essa oportunidade de poder enviar uma cartas desde a Antartida foi unica. Infelizmente eu nao tive o tempo que eu gostaria para escrever um postal(como faco de costume), porem escrevi uma carta para meu pai e outra para minha mae - afinal gracas aos meus tao amados pais estou aqui lutando pelos oceanos.
Nao foram cartas com dizeres profundos. Foram breves, porem demonstrando meu respeito e agradecimento por ter me trazido a vida e expressando a minha felicidade de poder estar indo a um lugar tao incrivel, experimentando mais uma vez a natureza em sua totalidade. Isso nao tem preco que pague, 'e uma experiencia para toda a vida!


Descobri que o capitao Paul escreve poesias e ele nao deixou de citar tres de suas obras nessa noite. A maioria inclui tempestades em alto mar, climas de tensoes durante as navegacoes e paixoes estarrecedoras em um clima meio medieval recheado de metaforas. Foi interessante perceber o lado poetico do protetor dos oceanos. Essa eu nao esperava!
Hoje sexta feira, o dia escolhido para socializar com a tripulacao, porque abrimos o bar do navio. Chris e Laura estavam atras do balcao servindo o pessoal e preparando altos drinques. Eu peguei leve, so tomei uma cervejinha porque tenho muito trabalho de edicao das fotos de hoje. Estou feliz que ao menos consegui terminar o trabalho das fotos de ontem.
Sao 22h30 agora e escuto Air com a luz do sol que vai e volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário