terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nado com os pinguins – Uma experiencia pra la de louca!!!

19-12-2009





O capitao Paul veio hoje com uma sugestao a tripulacao de nadar nas aguas gelidas da Antartida com os pinguins. Nao deixa de ser uma proposta tentadora e me parece que em outras campanhas isso ja aconteceu. Mas eu tambem adoro estar bem aquecida, nao tem nada melhor que olhar esse gelo todo e estar protegida com meus tres pares de meia, duas calcas(uma delas sendo termica), tres camisas,dois casacos e de vez enquando ate coloco um “mustang suit” em cima de tudo isso.
Mas imagine s'o....nado com pinguins?! Quando 'e que eu vou ter a chance de fazer isso na minha vida novamente?








Dificil resistir,ate porque tenho dentro de mim uma aventureira – nao foi a toa que ja saltei de bungy jump no Canada, passei pela costa da Somalia enfrentando os possiveis piratas da regiao e viajei para os cantos mais extremos do mundo,como por exemplo o Sudao. Nao d'a, eu tenho que ir!!!
A solucao 'e ter muitos casacos me aguardando depois do “nado” ou “pulo” nas aguas da Antartida. Nao sei se vou ter a mesma disposicao que nossos queridos amigos pinguins para ficar tanto tempo na agua que pode ser abaixo de zero.
Ok, eu fui ate o conves do navio! Os corajosos estavam la. Primeiro eu fiquei olhando e fotografando os primeiros voluntarios a saltarem. Wietse, Dan, Brian,Chad, James( que inclusive saltou duas vezes) e Brent, que fez o nado completamente nu!!! Esse sim merece aplausos!!! Ate o camera man da Animal Planet encarou a agua gelada... foi muito divertido de olhar.





E entao faltava eu.... bem, eu estava de havaianas e meus pes estavam comecando a congelar. Das mulheres, Susan,Nicola e Sophie ja tinham saltado. Eu so tinha um casaco que me separava dos ventos congelantes que me levariam ate o mar da Antartida. Nao podia mais esperar. Se nao fosse naquele momento, eu ia desistir por causa do frio. Entao eu fui la e me joguei na agua! Fui... fui sem medo, dei tres pulinhos e saltei que nem uma sereia... ate que WOWWWW um choque tremendo. Impossivel de ficar mais que tres segundos!!! E eu devo ter ficado uns dez.
Para voltar ao navio, era preciso pegar duas cordas e se equilibrar nos degraus que me levaram de volta ao meu camarote quentinho. O esquentador estava ligado,me esperando. Eu mal pude sentir meus dedos das maos e dos pes... mas a experiencia foi realmente unica! Nunca me senti tao cheia de energia e tao feliz por ter vivido isso. Porem... nao sei se faria de novo por causa do frio que passei! Bom, de repente eu faria sim...
Paul vai preparar um certificado para cada um que saltou desde o navio ate as aguas glaciais. Achei interessante a ideia e vou guardar com muito carinho. De repente ate emoldurar e colocar na na minha casa e lembrar que eu posso ser bem corajosa as vezes... :)
O dia ja tinha comecado bem. O nado foi as 11hs, o almoco da Laura foi delicioso e n'os estavamos dessa vez ancorados pertinho de uma base australiana. A primeira base construida na decada de 10, e la os residentes temporareos (eles ficam 6 semanas por ano morando na base) fazem estudos e pesquisas com objetos que sao encontrados no gelo.
Cientitas e arqueologos nos convidaram para visitar a base. Pegamos o Delta(o nosso barco inflavel) e estavamos: eu, o capitao Paul, Laura e o pessoal da Animal Planet. Eu tenho que dizer que pisar na Antartida foi uma experiencia unica. Fui primeiramente recebida por uma quantidade surreal de pinguins, aves e focas... foi incrivel poder estar numa distancia de 1 metro desses animais num ambiente natural, no habitat deles. Eu fiquei muito emocionada nesse momento. Foram duas horas de muita paz e reflexao, no porque que eu estava ali,etc.
Parecia mesmo um sonho! Todo aquele visual e eu me senti rodeada de tanta vida... Meus olhos encheram d`agua e cada segundo foi unico. Foi um dos dias mais especiais de toda minha existencia!
A base australiana Mawson`s Huts Foundation existe ha mais de 100 anos,e 'e mais antiga que a base francesa que Locky e Chris visitaram ontem, metade do tempo de existencia. O total de pessoas na base sao de dez pessoas, que nos receberam cordialmente, fizeram um pequeno tour por esta fantastica regiao e nos ofereceram cha com biscoitos em seu pequeno abrigo.
O laboratorio 'e interessante. Vimos latas, garrafas de diferentes nacionalidades, todos os vestigios dos exploradores entre 1910-1912. Visitamos tambem a antiga e original cabana feita de madeira usada pelos mesmos exploradores, ainda preservada. A cabana era pequena, havia uma sala de revelacao de filmes, um fogao, uma sala com prateleiras ainda com livros da mesma epoca e um quarto com apenas uma cama.A isolacao parecia ainda muito boa para a epoca, mesmo com o gelo que estava por toda parte.
Os integrantes da base foram convidados por Paul para jantar no Steve Irwin essa noite e Laura preparou um menu especial junto a nossa tradutora japonesa Leela. E foi um jantar fenomenal!!! Sushi vegano e para sobremesa, strudel de maca. Hum... fui ate o conves depois desse dia maravilhoso e fiquei olhando os icebergs que nos rodeava e pensei como sou uma pessoa de sorte!

Um comentário:

  1. "Eu tenho que dizer que pisar na Antartida foi uma experiencia unica. Fui primeiramente recebida por uma quantidade surreal de pinguins, aves e focas... foi incrivel poder estar numa distancia de 1 metro desses animais num ambiente natural, no habitat deles. Eu fiquei muito emocionada nesse momento. Foram duas horas de muita paz e reflexao, no porque que eu estava ali,etc.
    Parecia mesmo um sonho! Todo aquele visual e eu me senti rodeada de tanta vida... Meus olhos encheram d`agua e cada segundo foi unico. Foi um dos dias mais especiais de toda minha existencia!"

    Viajei com você minha amiga! Bom ler teu blog..nas madrugadas, acompanhar tuas aventuras... te amo!

    ResponderExcluir