terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Scott West por Barbara Veiga.

-Qual foi seu primeiro contato com a Sea Shepherd?
A primeira vez que ouvi falar da Sea Shepherd foi ha 20 anos atras. Eu estava interessada em fazer algo positivo e achei a organizacao muito interessante.
-No que voce trabalha regularmente?
Agora eu estou aposentado, mas eu passei mais de 18 anos fazendo investigacoes criminais na area ambiental com as relacoes federais dos Estados Unidos. Eu ja fiz muito no que se refere a problemas ambientais e agora estou com a Sea Shepherd tambem atuando contra os crimes nessa area.
-Essa 'e a sua primeira vez trabalhando para a ONG e cruzando oceanos. Como tem sido essa experiencia ate agora?
Eu estou feliz, para mim 'e um privilegio estar aqui. Me levou 20 anos para chegar ate aqui, porque eu nao tive a chance de fazer parte de nenhuma das campanhas quando trabalhava para as relacoes federais americanas.
-Voce foi a pessoa que criou os 'Brinquedos' para essa campanha, certo? Leva muito tempo para voce pensar em novas taticas ou as ideias vem de repente na sua cabeca?
Sim,eu criei algumas dos nossos “brinquedos” para esse ano. Eu coordeno e desenvolvo as ideias e estrategias para ver o que pode ser usado no navio durante as acoes diretas ou nao em diferentes situacoes.
N'os temos uma ideia geral sobre as coisas que funcionaram bem ou nao nas campanhas anteriores, e tambem olhando as taticas dos japoneses que sao criminosos, sobre o que eles usam contra n'os acabamos nos tornando mais criativos. Baseado nisso tudo e observando nossos recursos disponiveis e no que pode ser feito, as ideias se tornam em realidade.
Tambem existe o lado humoristico como em toda brincadeira. Por exemplo esse ano, foram colocados acido butirico dentro das bolinhas que sao usadas como enfeite nas arvores natalinas(estamos em pleno Natal).. Entao isso traz um pouco de humor e d'a uma suavizada no que estamos fazendo.
-E a sua familia esta contente com a sua aventura?
Minha familia me da completo apoio por estar aqui envolvido na Waltzing Matilda. Eu falava sobre a Sea Shepherd desde que me casei com minha esposa. Entao quando ela soube que eu viria nessa expedicao, ela me disse: “- Estava mais do que na hora de voce ir...”. Minhas filhas tambem apreciam a ideia e me apoiam no que estou fazendo.Entao eu tenho tres mulheres em casa que me querem bem.
-O que voce diria sobre o International Whailing Comission e o Santuario que ainda esta desprotegido?
Existe uma frase do ex presidente americano Abraham Lincon que diz “ Law without enforcement is not a good idea” e n'os temos que aplicar isso aqui. Eu passei toda minha vida profissional atuando em nome da lei, entao eu sei que se nao formos forcados a seguir leis n'os nao estaremos indo para o caminho correto e a verdade esta toda “aqui fora”.Os governos do mundo querem passar por cima das leis e por isso que existem organizacoes como a Sea Shepherd, na verdade a unica que usa o melhor metodo para impedir tamanhos crimes ambientais e reforcar a importancia da lei.
-E o que voce diria para os baleeiros?
Bem, os baleeiros sao criminosos e se eles continuam com suas atividades ilegais por muitos anos, mas isso vai ter que terminar. Entao por isso que estou aqui, para reforcar as leis ambientais e aplicar leis devidamente.
-Uma mensagem para a SSCS do Brasil?
Eu sei que a SSCS Brasil e' extremamente ativa e efetiva, entao naturalmente todos n'os apreciamos muito isso. Quanto mais internacional nos tornando, eu penso que 'e melhor e espero um dia visitar o Brasil.





Um comentário:

  1. Foi muito legal ler a entrevista com o Scott West, pois conhecí ele pessoalmente em Taiji, Japão. Ele liderou durante 3 meses a campanha da SeaShepherd contra a matança de golfinhos. A filha dele também estava presente nessa campanha e todos os dias acompanhava o pai nesta empreitada.

    ResponderExcluir