terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Shonan Maru - Part 1

14-12-2009





     Um ponto quatro milhas nauticas foi o limite de aproximacao do navio japones ate o Steve Irwin nessa manha. O camera man da Animal Planet tentou fazer um zoom, assim como eu e Michael quando fotografamos para tentar ver a identificacao (numero ou nome) do navio que acreditamos ainda ser o Shonan Maru, porem sem sucesso.
Passamos um iceberg de 1km de largura essa tarde e foi o momento mais incrivel desde que comecei essa viagem no Steve Irwin. Primeiro porque foi a primeira vez que vi um iceberg de tao perto(100 metros de distancia) e segundo porque foi a primeira acao direta da Sea Shepherd que estive envolvida.
Usamos o iceberg para despistar o navio japones para chegar mais perto dele e ter a certeza de que era mesmo o Shonan Maru e qual deles era. Foi uma grande surpresa para eles e a gente tambem, porque eles ja vieram partindo em nossa direcao com o “water canon” acionado e tripulacao no conves.
Foi mesmo impressionante, uma verdadeira batalha. Eu estava hipnotizada pelo tom de azul que vinha toda vez que as ondas quebravam naquele tremendo bloco de gelo erguido no meio do oceano. Ao mesmo tempo atenta com a vinda do navio japones e fotografando em condicoes extremas. As ondas que quebravam no navio faziam gerar uma chuva de agua salgada que explodia por toda parte e em todas as direcoes, e eu so pensava em proteger a minha camera,tambem fazendo o melhor para tirar uma foto que pudesse denunciar o navio que nos perseguia todos esses dias.
Fizemos pelo menos quatro voltas ao redor do iceberg, o navio japones nos ameacou colisao diversas vezes para nos intimidar. Paul Watson tomou o controle do timao que estava nas maos do Locky, e finalmente com as fotos que eu e Michael tiramos ficou confirmado que era mesmo o Shonan Maru e o numero II, com identificacao 7225166.
O capitao Paul vai ter uma entrevista com o Western Australia News contando sobre o episodio do Shonan Maru II e esperamos que com a repercussao dessa noticia possamos mais uma vez estar marcando a importancia de proteger o santuario baleeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário