quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A tripulacao do Steve Irwin

31-12-2009
A tripulacao do Steve Irwin mais uma vez se despede de Hobart e se prepara para a segunda parte da Operacao "Waltzing Matilda"!
Partimos hoje as 18hs, cheios de garra e esperanca para acabar de vez com a caca de baleias!



Cheios de gas!!!!

30-12-2009






Hobart esta animada! As ruas cheias, atracoes teatrais e musicais por toda parte e as bandeiras da regata esta por toda parte. Descobrimos que esta havendo um festival de vinhos incrivel e um maravilhoso acervo gastronomico nas inumeras barraquinhas que esbarramos nas caminhadas pela cidade. Hum... paraiso terrestre!!! Passei por todos esses quiosques e balisquei tudo que eu podia, o que era vegetariano - 'e claro.
Queijos, samosas e pizza vegetariana... ai como 'e bom comer!!!
Ja fiz meu estoque de chocolate para a segunda parte da viagem, que alias nao sabemos ao certo o tempo que vai durar. Podem ser entre dois a tres meses de navegacao atras dos baleeiros. Chocolate 'e essencial para se ter a qualquer hora!!! Vai me dar energia plena para combater ao crime ambiental.


Steve Irwin ja esta reabastecido e estamos prontissimos para nossa partida amanha que deve ser ao meio dia. Nosso querido amigo Scott e alguns tripulantes deixarao o navio (deixando meus olhos cheios d`agua. Despedidas sao sempre dolorosas.), mas tres mulheres vao embarcar amanha antes da nossa partida! Ahoy! Adorei a noticia ... vamos la, “mulheres-piratas-guerreiras” , defensoras dos oceanos!




E o L` Astrolabe, um dos meus navios prediletos deixou o porto de as 19h15 enquanto um veleiro com um desenho de zebra na vela passava no fim da regata...

Cheios de gas!!!!

30-12-2009


Hobart esta animada! As ruas cheias, atracoes teatrais e musicais por toda parte e as bandeiras da regata esta por toda parte. Descobrimos que esta havendo um festival de vinhos incrivel e um maravilhoso acervo gastronomico nas inumeras barraquinhas que esbarramos nas caminhadas pela cidade. Hum... paraiso terrestre!!! Passei por todos esses quiosques e balisquei tudo que eu podia, o que era vegetariano - 'e claro.
Queijos, samosas e pizza vegetariana... ai como 'e bom comer!!!
Ja fiz meu estoque de chocolate para a segunda parte da viagem, que alias nao sabemos ao certo o tempo que vai durar. Podem ser entre dois a tres meses de navegacao atras dos baleeiros. Chocolate 'e essencial para se ter a qualquer hora!!! Vai me dar energia plena para combater ao crime ambiental.
Steve Irwin ja esta reabastecido e estamos prontissimos para nossa partida amanha que deve ser ao meio dia. Nosso querido amigo Scott e alguns tripulantes deixarao o navio (deixando meus olhos cheios d`agua. Despedidas sao sempre dolorosas.), mas tres mulheres vao embarcar amanha antes da nossa partida! Ahoy! Adorei a noticia ... vamos la, “mulheres-piratas-guerreiras” , defensoras dos oceanos!
E o L` Astrolabe, um dos meus navios prediletos deixou o porto de as 19h15 enquanto um veleiro com um desenho de zebra na vela passava no fim da regata...30-12-2009
Hobart esta animada! As ruas cheias, atracoes teatrais e musicais por toda parte e as bandeiras da regata esta por toda parte. Descobrimos que esta havendo um festival de vinhos incrivel e um maravilhoso acervo gastronomico nas inumeras barraquinhas que esbarramos nas caminhadas pela cidade. Hum... paraiso terrestre!!! Passei por todos esses quiosques e balisquei tudo que eu podia, o que era vegetariano - 'e claro.
Queijos, samosas e pizza vegetariana... ai como 'e bom comer!!!
Ja fiz meu estoque de chocolate para a segunda parte da viagem, que alias nao sabemos ao certo o tempo que vai durar. Podem ser entre dois a tres meses de navegacao atras dos baleeiros. Chocolate 'e essencial para se ter a qualquer hora!!! Vai me dar energia plena para combater ao crime ambiental.
Steve Irwin ja esta reabastecido e estamos prontissimos para nossa partida amanha que deve ser ao meio dia. Nosso querido amigo Scott e alguns tripulantes deixarao o navio (deixando meus olhos cheios d`agua. Despedidas sao sempre dolorosas.), mas tres mulheres vao embarcar amanha antes da nossa partida! Ahoy! Adorei a noticia ... vamos la, “mulheres-piratas-guerreiras” , defensoras dos oceanos!
E o L` Astrolabe, um dos meus navios prediletos deixou o porto de as 19h15 enquanto um veleiro com um desenho de zebra na vela passava no fim da regata...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A chegada em Hobart


29-12-2009
A noite passou rapida apesar das grandes ondas que passamos.
Chegamos as 7hs, com a bela vista dos veleiros que estao participando desse rally que acontece anualmente em Hobart. O circuito 'e Sydney-Hobart, mas tem veleiros tambem de outras nacionalidades alem da australiana. As velas que se cruzavam no horizonte tinham desenhos de todos os tipos, as cores eram variadas e faziam um belo contraste com o azul-ciano do ceu. Por conta desse evento, a cidade esta em clima de festa.

 'E um pouco engracado ter o Steve Irwin tao estavel no porto, depois dessas longas semanas de navegacao dura. Eu adoro o mar como ele esta, no temperamento dele... mas como eu sempre digo, o “contraste” das situacoes e lugares 'e o que normalmente me atrai. A parada para reabastecer o navio foi muito bem vinda.

 Para algumas pessoas, estar de volta a terra 'e quase um alivio. Porque elas ficam enjoadas navegando e mal podem aproveitar a viagem de fato. 'E claro que aqui nao 'e um retiro de ferias. Estamos aqui para a batalha e grande desafio de salvar baleias dos nossos oceanos... mas existem momentos de humor, diversao e uma sensacao de que estamos mesmo em familia, porque no meio dos oceanos n'os s'o temos a n'os mesmos. S'o que ficar mareado 'e uma condicao terrivel... dificil de controlar porque 'e o seu corpo falando: “Terra chama!”.
Ainda bem que sou mesmo mulher dos mares e normalmente nao tenho problemas com isso! ;)

Mas ja que estamos em terra, os momentos de descontracao sao mais que bem vindos...



Pilot Whales a vista!

27-12-2009




49 25 42 S / 153 17 77 E
O mar pouco a pouco se acalma, os albatrozes continuam voando com a gente e os dias tem ficado cada vez mais bonitos. Hoje tivemos ate sol raiando no conves do navio! A escuridao da noite esta voltando,mas so depois das 11hs....
Com o mar mais tranquilo, os marinheiros voltam a trabalhar no conves e na ponte de comando continuamos monitorando o Shonan Maru II atraves dos radares e tambem anotando a cada hora a posicao em que eles se encontram, uma especie de Log Book a parte. O mesmo que fazemos de rotina para nosso livro.






Estava falando com a Susan que preciso sair para dancar e perguntei se ela topava assim que chegarmos em terra. 'E claro que Hobart 'e uma cidadezinha pequena e a verdade 'e que nem sei se tem uma especie de boite por la. Lembro ter ido em alguns bares com musica e tudo,mas ninguem dancando....
Chris afirmou que existe um lugar para dancarmos (talvez com musica ao vivo) e mal posso esperar! Vai ser bom relaxar um pouco por alguns dias, comprar uns chocolates e me reorganizar para a proxima parte dessa viagem ate a Antartida. Acredito que a segunda vez vai ser muito mais intensa e com muitos outros acontecimentos porque janeiro e fevereiro sao os meses em que ha mais caca baleeira.

47 59 25`S / 151 53 44
Pilot Whales sopram pelos mares e nos deixa hipnotizados neste fim de dia, porque elas passam exatamente na proa do navio, muito perto de n'os. Eu adoraria poder fotografa-las, mas tudo foi tao rapido que nao tive tempo de pegar a minha camera. Ainda assim foi incrivel poder ve-las passando por n'os livres em suas aguas, em seu territorio, em sua casa... como deveria sempre ser.

O temporareo Adeus ao Shonan Maru II

28-12-2009


46 07 45 S / 150 09 10 E
Reta final da nossa travessia ate Hobart. Chegamos amanha as 7hs.
Tivemos hoje uma grande surpresa! No momento em que tocamos a oficial zona economica australiana  (EEZ- “Australian Exclusive Economic Zone”) o Shonan Maru II parou de nos seguir. A zona ecomonica afastou os baleeiros porque eles nao poderiam nos “atacar” em terrirorio australiano. Alem disso 'e uma regiao em que nenhum tipo de atividade pode ser feita, no sentido de ter retorno economico a nao ser que haja uma autorizacao da Australia.
Respiramos aliviados, mas ao mesmo tempo sem saber ao certo ate aonde eles ficarao ancorados ou rondeando para aguardar a nossa volta. Com certeza teremos que pensar por qual lado sairemos depois de Hobart em direcao a Antartida de maneira inteligente e discreta.
A midia sabe que estamos voltando a Australia apenas para reabastecer o navio e que ainda muita coisa vai acontecer nessa campanha.

Equilibrium

26-12-2009




52 29 75 S / 156 36 02 E
Seis albatrozes voam na proa do Steve Irwin em pleno por do sol com aquele tom meio laranja,quase roseado. A sinfonia do perfeito equilibrium.

Natal no Steve Irwin

25-12-2009

Hoje 'e dia de Natal e a ceia ja comeca a ser preparada desde manhazinha. Laura conta com a ajuda de Nicola e Vera, que fazem toda diferenca na cozinha.... tenho certeza que o jantar vai ser magnifico...





O Shonan Maru II continua nos seguindo, mantendo a media entre 5 a 9 milhas nauticas atras de n'os. 'E bizarro pensar na pressao que eles estao colocando esse ano. Mas o Capitao Paul com certeza ja tem um plano B depois dessa passagem por Hobart caso o navio japones continue nos seguindo. As autoridades, midia e publico ja estao cientes do que esta acontecente internacionalmente. Paul faz entrevistas diariamente, buscando propagar nossa campanha e impedir que mais humpbacks, fin`s sejam mortas esse ano.
Uma cordial mensagem de Natal foi traduzida para japones e enviada ao Shonan Maru II atraves da nossa radio VHF.







Trocamos presentes do amigo-oculto essa noite e tivemos uma memoravel ceia no fim do dia com musicas natalinas e risadas, apesar de sabermos que ainda nao conseguimos salvar nenhuma baleia. Porem a batalha continua e nao desisteremos jamais do nosso ideal : liberdade e respeito a vida marinha!
Passamos em cima da ilha Macquire e nos direcionamos a 325 graus ao encontro de Hobart. Pinguins “royal” passam por nos nadando ao norte nas rebeldes aguas que nos toca o casco do Steve Irwin e 'e estranho em pensar que mesmo a 12 milhas nauticas ja em aguas australianas o Shonan Maru II continua atras de n'os.
Ele continua nos seguindo, mantendo a distancia media entre 5 a 9 milhas nauticas. 'E bizarra essa pressao que eles estao colocando esse ano. Mas o Capitao Paul com certeza ja tem um plano B depois dessa passagem por Hobart caso o navio japones continue nos seguindo. As autoridades, midia e publico ja estao cientes do que esta acontecendo internacionalmente. Paul faz entrevistas diariamente, buscando propagar nossa campanha e impedir que mais humpbacks, fin`s sejam mortas esse ano.
Radio NZ, Radio Sydney, TV3 Wellington NZ foram as que entrevistam o Capitao Paul Watson.

Proximo destino : Hobart

24-12-2009




Destino decidido! Dentro de 5 dias estaremos chegando em Hobart.
Talvez eu va comprar uma segunda camera fotografica, assustada com o episodio do Michael no ultimo confronto com o Shonan Maru II(ele perdeu sua camera completamente no momento que o Shonan Maru II apontou o water canon na popa do navio – Michael estava la). Ainda nao sei se vou ter tempo de passar por alguma loja em Hobart, mas espero poder ter uma segunda opcao em caso de emergencia. Nunca se sabe...
Muitos a bordo(inclusive eu) estao desapontados por ainda nao termos encontrado nenhum navio de caca e impedi-los de continuar o que eles estao fazendo. Mas o importante mesmo 'e pensar positivo e ter foco. Esse ano temos o Ady Gil para nos ajudar nessa missao, tambem ainda temos dois meses e meio pela frente para fazer o que precisa ser feito.
'E claro que isso nao ameniza nossa sensacao de impotencia, ao saber que centenas de baleias estao sendo mortas nesse momento e tudo que podemos fazer por agora 'e por uma questao de seguranca, despistar o Shonan Maru II. Seja o que Deus quiser!!!
Nesses tempo na cidade, vou procurar apurar o que foi publicado na midia e saber como anda esse caso do Shonan Maru II que persegue e ataca por milhas e milhas o Steve Irwin, sobre a otica jornalistica e o publico em geral.






Natal no Steve Irwin

25-12-2009

Hoje 'e dia de Natal e a ceia ja comeca a ser preparada desde manhazinha. Laura conta com a ajuda de Nicola e Vera, que fazem toda diferenca na cozinha.... tenho certeza que o jantar vai ser magnifico...
O Shonan Maru II continua nos seguindo, mantendo a media entre 5 a 9 milhas nauticas atras de n'os. 'E bizarro pensar na pressao que eles estao colocando esse ano. Mas o Capitao Paul com certeza ja tem um plano B depois dessa passagem por Hobart caso o navio japones continue nos seguindo. As autoridades, midia e publico ja estao cientes do que esta acontecente internacionalmente. Paul faz entrevistas diariamente, buscando propagar nossa campanha e impedir que mais humpbacks, fin`s sejam mortas esse ano.
Uma cordial mensagem de Natal foi traduzida para japones e enviada ao Shonan Maru II atraves da nossa radio VHF.
Trocamos presentes do amigo-oculto essa noite e tivemos uma memoravel ceia no fim do dia com musicas natalinas e risadas, apesar de sabermos que ainda nao conseguimos salvar nenhuma baleia. Porem a batalha continua e nao desisteremos jamais do nosso ideal : liberdade e respeito a vida marinha!
Passamos em cima da ilha Macquire e nos direcionamos a 325 graus ao encontro de Hobart. Pinguins “royal” passam por nos nadando ao norte nas rebeldes aguas que nos toca o casco do Steve Irwin e 'e estranho em pensar que mesmo a 12 milhas nauticas ja em aguas australianas o Shonan Maru II continua atras de n'os.
Ele continua nos seguindo, mantendo a distancia media entre 5 a 9 milhas nauticas. 'E bizarra essa pressao que eles estao colocando esse ano. Mas o Capitao Paul com certeza ja tem um plano B depois dessa passagem por Hobart caso o navio japones continue nos seguindo. As autoridades, midia e publico ja estao cientes do que esta acontecendo internacionalmente. Paul faz entrevistas diariamente, buscando propagar nossa campanha e impedir que mais humpbacks, fin`s sejam mortas esse ano.
Radio NZ, Radio Sydney, TV3 Wellington NZ foram as que entrevistam o Capitao Paul Watson.

Dia de Acao direta!

22-12-2009


As portas da ponte de comando se fecham e se abrem com maior frequencia e a razao 'e porque o Shonan Maru II se aproxima do Steve Irwin em ate 50 metros ameacando mais uma vez uma colisao com o water canon acionado.
Dessa vez, alem da mensagem que eles anunciam para que nos afastemos do navio deles(o mais engracado 'e que n'os somos as vitimas, afinal eles que tomaram a aproximacao e iniciativa), colocaram a sirene ensurdecedora em que mal podiamos nos ouvir.


Ady Gil se aproxima e tenho certeza que vai ser incrivel poder encontrar o trimara que pode fazer 50 nos de velocidade.Porem para fazer essa velocidade eles tem poucos dias de mar, apenas somando o total de 19 dias de navegacao, tendo que voltar a terra para reabastecer e continuar na busca dos baleeiros. Parece que dentro de um dia estaremos fazendo uma acao direta para nos livrarmos do Shonan Maru que continua nos seguindo. A ideia que anda circulando o navio 'e a de fazer a helice do navio deles quebrar assim temos alguns dias longe deles.
DIA DE ACAO DIRETA! Nao levou nem 24 horas e ja estamos com planos para essa noite.
O Capitao Paul queria colocar o Delta na agua,mas quando estavamos indo faze-lo o Shonan Maru II se aproximou com o water canon acionado e tivemos de trazer o inflavel de volta ao navio. Isso gerou uma tensao enorme porque o navio japones se aproximava com mais coragem que a ultima vez, alem do mar que comecava a ficar agitado.
Um dos tripulantes coloca na radio a musica do Alpha Blondie: “Black Samurai” e Shonan Maru II cada vez chega mais perto de n'os. Steve Irwin muda para o “port side”, evitando que o Delta va para agua, uma vez que o Capitao Paul cancela a operacao.
Ficamos pelo menos 40 minutos fazendo zig zag com o navio japones que nos afrontava com a mensagem: “ Warning, warning! This is the Shonan Maru Captain. Keep away or we will have to hold you to Federal law.” O mais interessante foi que dessa vez foram eles que vieram atacando. Eles vieram com tudo ate proa do navio, exatamente aonde o Michael estava para tirar uma foto do navio japones lancando o water canon e foi num lance inesperado de onda que fez ele perder a sua camera completamente por causa da agua salgada. Nenhum dos botoes funcionam, a maquina nao consegue processar mais nenhuma informacao. Eu lamento muitissimo por isso e estou triste por isso ter acontecido.


Ao menos ele tem uma outra camera,mas ainda assim 'e super desagradavel.Ninguem quer perder seu material de trabalho... ainda mais porque nao estavamos salvando nenhuma baleia, estavamos apenas nos defendendo do ataque do Shonan Maru II.
Depois de cortar pela popa e a proa consecutivamente o Steve Irwin, o Shonan Maru II muda a posicao para norte e o Steve Irwin volta ao curso inicial.
Chegamos no 150 E Meridien e vamos ao encontro do Ady Gil. Paul Watson faz uma entrevista com a Radio australiana de Perth, chamada 6PR.
00H12 Ady Gil aproxima-se do Steve Irwin e vai em direcao ao Shonan Maru II numa tentativa de fazer a helice deles ter problemas por alguns dias, assim temos a chance de despista-los e seguir com nossa missao. O ceu estava mais escuro que tem sido nos ultimos dias,entao seria o dia perfeito para uma acao direta!
Infelizmente o Ady Gil nao obteve sucesso e teve de mudar a rota em busca da frota japonesa nos deixando as 4h da manha e o Shonan Maru II continua nos seguindo.


Aguas australianas!

23-12-2009
Mudamos nosso curso para norte indo para aguas australianas, numa especie de teste para ver se o navio Shonan Maru II continua atras de n'os mesmo estando na Australia. Seguimos uma rota que nos leva ate a ilha de Macquarie, que fica no grau 55.

Na retaguarda

21-12-2009



Mares revoltos,a visibilidade 'e ruim e a navegacao nao esta sendo muito confortavel.
Gosto de ver as mudancas do tempo, os contrastes... 'e bom poder sentar na cadeira do capitao na ponte de comando e ver o Steve Irwin indo de um lado para outro, entre ondas de tamanhos variados e tempestades com ventos acima de 50 nos.
Shonan Maru na retaguarda...

Ultimo dia ancorados

20-12-2009



O Natal esta chegando HO HO HO e apesar de eu nao ter uma religiao e acreditar que essa data 'e comercial, no navio a sensacao 'e outra por estarmos longe dos shoppings, das lojas, dos barulhinhos das musiquinhas natalinas, etc...
Vamos fazer um amigo oculto (“Secret Santa”) e o presente vai ter de ser reciclado, algo feito a mao que seja bem criativo e que tenha a ver com a pessoa que voce pegou naquele saquinho cheio de nomes embrulhados em pequenos pedacinhos de papel branco...
Laura normalmente prepara uma ceia no dia de Natal... eu acho que vou continuar ganhando uns quilinhos continuando nessa expedicao …. Quando se esta na Antartida isso nao faz muita diferenca, afinal quanto maior a camada de gordura,mais protegidos estamos do frio... mas no verao nao fica muito bonito, alem de nao ser saudavel. Acho que vou esquecer disso por alguns dias e vou apenas me deliciar com a deliciosa comida vegana do navio.


Ventos fortes nos aguarda e a viagem nao sera facil. Vai ser ruim para os que ficam mareados. Eu consegui finalmente colocar todo meu trabalho em dia depois de 18 horas de trabalho intenso.Pelo menos assim quando voltarmos a navegar vou estar mais tranquila e nao estarei deixando nada pendente. Mas fotos acontecem a cada instante, entao a verdade 'e que o trabalho 'e constante e nao tem hora para comecar nem terminar.
Ganhei hoje meu certificado do capitao Paul do meu nado com os pinguins. Muito fofo! Vou emoldurar assim que voltar a terra! Tambem tivemos depois do jantar a retirada dos papeizinhos com os nomes do “Secret Santa”. Tirei uma pessoa muito bacana e nao poderia ficar mais feliz! Ja tenho uma ideia do presente que irei preparar para essa pessoa.



Nado com os pinguins – Uma experiencia pra la de louca!!!

19-12-2009





O capitao Paul veio hoje com uma sugestao a tripulacao de nadar nas aguas gelidas da Antartida com os pinguins. Nao deixa de ser uma proposta tentadora e me parece que em outras campanhas isso ja aconteceu. Mas eu tambem adoro estar bem aquecida, nao tem nada melhor que olhar esse gelo todo e estar protegida com meus tres pares de meia, duas calcas(uma delas sendo termica), tres camisas,dois casacos e de vez enquando ate coloco um “mustang suit” em cima de tudo isso.
Mas imagine s'o....nado com pinguins?! Quando 'e que eu vou ter a chance de fazer isso na minha vida novamente?








Dificil resistir,ate porque tenho dentro de mim uma aventureira – nao foi a toa que ja saltei de bungy jump no Canada, passei pela costa da Somalia enfrentando os possiveis piratas da regiao e viajei para os cantos mais extremos do mundo,como por exemplo o Sudao. Nao d'a, eu tenho que ir!!!
A solucao 'e ter muitos casacos me aguardando depois do “nado” ou “pulo” nas aguas da Antartida. Nao sei se vou ter a mesma disposicao que nossos queridos amigos pinguins para ficar tanto tempo na agua que pode ser abaixo de zero.
Ok, eu fui ate o conves do navio! Os corajosos estavam la. Primeiro eu fiquei olhando e fotografando os primeiros voluntarios a saltarem. Wietse, Dan, Brian,Chad, James( que inclusive saltou duas vezes) e Brent, que fez o nado completamente nu!!! Esse sim merece aplausos!!! Ate o camera man da Animal Planet encarou a agua gelada... foi muito divertido de olhar.





E entao faltava eu.... bem, eu estava de havaianas e meus pes estavam comecando a congelar. Das mulheres, Susan,Nicola e Sophie ja tinham saltado. Eu so tinha um casaco que me separava dos ventos congelantes que me levariam ate o mar da Antartida. Nao podia mais esperar. Se nao fosse naquele momento, eu ia desistir por causa do frio. Entao eu fui la e me joguei na agua! Fui... fui sem medo, dei tres pulinhos e saltei que nem uma sereia... ate que WOWWWW um choque tremendo. Impossivel de ficar mais que tres segundos!!! E eu devo ter ficado uns dez.
Para voltar ao navio, era preciso pegar duas cordas e se equilibrar nos degraus que me levaram de volta ao meu camarote quentinho. O esquentador estava ligado,me esperando. Eu mal pude sentir meus dedos das maos e dos pes... mas a experiencia foi realmente unica! Nunca me senti tao cheia de energia e tao feliz por ter vivido isso. Porem... nao sei se faria de novo por causa do frio que passei! Bom, de repente eu faria sim...
Paul vai preparar um certificado para cada um que saltou desde o navio ate as aguas glaciais. Achei interessante a ideia e vou guardar com muito carinho. De repente ate emoldurar e colocar na na minha casa e lembrar que eu posso ser bem corajosa as vezes... :)
O dia ja tinha comecado bem. O nado foi as 11hs, o almoco da Laura foi delicioso e n'os estavamos dessa vez ancorados pertinho de uma base australiana. A primeira base construida na decada de 10, e la os residentes temporareos (eles ficam 6 semanas por ano morando na base) fazem estudos e pesquisas com objetos que sao encontrados no gelo.
Cientitas e arqueologos nos convidaram para visitar a base. Pegamos o Delta(o nosso barco inflavel) e estavamos: eu, o capitao Paul, Laura e o pessoal da Animal Planet. Eu tenho que dizer que pisar na Antartida foi uma experiencia unica. Fui primeiramente recebida por uma quantidade surreal de pinguins, aves e focas... foi incrivel poder estar numa distancia de 1 metro desses animais num ambiente natural, no habitat deles. Eu fiquei muito emocionada nesse momento. Foram duas horas de muita paz e reflexao, no porque que eu estava ali,etc.
Parecia mesmo um sonho! Todo aquele visual e eu me senti rodeada de tanta vida... Meus olhos encheram d`agua e cada segundo foi unico. Foi um dos dias mais especiais de toda minha existencia!
A base australiana Mawson`s Huts Foundation existe ha mais de 100 anos,e 'e mais antiga que a base francesa que Locky e Chris visitaram ontem, metade do tempo de existencia. O total de pessoas na base sao de dez pessoas, que nos receberam cordialmente, fizeram um pequeno tour por esta fantastica regiao e nos ofereceram cha com biscoitos em seu pequeno abrigo.
O laboratorio 'e interessante. Vimos latas, garrafas de diferentes nacionalidades, todos os vestigios dos exploradores entre 1910-1912. Visitamos tambem a antiga e original cabana feita de madeira usada pelos mesmos exploradores, ainda preservada. A cabana era pequena, havia uma sala de revelacao de filmes, um fogao, uma sala com prateleiras ainda com livros da mesma epoca e um quarto com apenas uma cama.A isolacao parecia ainda muito boa para a epoca, mesmo com o gelo que estava por toda parte.
Os integrantes da base foram convidados por Paul para jantar no Steve Irwin essa noite e Laura preparou um menu especial junto a nossa tradutora japonesa Leela. E foi um jantar fenomenal!!! Sushi vegano e para sobremesa, strudel de maca. Hum... fui ate o conves depois desse dia maravilhoso e fiquei olhando os icebergs que nos rodeava e pensei como sou uma pessoa de sorte!

Um raio de gelo

18-12-2009



Atravessar esse lencol branco(a tal camada de gelo) foi magnifico. A cada movimento do Steve Irwin quebravamos um pedaco daqueles grossos blocos de gelo e no momento que fazia a rachadura, desenhava no gelo uma especie de raio ... um raio no gelo.
Passamos essa manha pelas baleias fin e pela tarde orcas. Foi um dia intenso, cheio de icebergs gigantescos e espetaculares. Cena de filme. Cada um com um azul mais claro que o outro. 'E um verdadeiro privilegio estar aqui e poder acordar (mesmo passando toda noite com claridade) e olhar meu “porthole”(janela do camarote) e ver incriveis icebergs, pinguins e passaros....
Nossa intencao era chegar o mais proximo possivel da base francesa e assim que chegarmos Chris ira com o helicoptero visitar a base com o meu marido, Locky.
Estamos proximos a base francesa. Locky e Chris se preparam para a partida. Locky leva minhas fotos do Shonan Maru II ate a chefe do distrito de Adelie. As fotos denunciam o dia em que o navio japones ameacou colisao com o Steve Irwin com o “water canon” ligado.


Aparentemente o voo foi incrivel e a experiencia em terras geladas inesquecivel, segundo Locky. A tripulacao enviou correspondencias a ele para que fossem postadas e realmente essa oportunidade de poder enviar uma cartas desde a Antartida foi unica. Infelizmente eu nao tive o tempo que eu gostaria para escrever um postal(como faco de costume), porem escrevi uma carta para meu pai e outra para minha mae - afinal gracas aos meus tao amados pais estou aqui lutando pelos oceanos.
Nao foram cartas com dizeres profundos. Foram breves, porem demonstrando meu respeito e agradecimento por ter me trazido a vida e expressando a minha felicidade de poder estar indo a um lugar tao incrivel, experimentando mais uma vez a natureza em sua totalidade. Isso nao tem preco que pague, 'e uma experiencia para toda a vida!


Descobri que o capitao Paul escreve poesias e ele nao deixou de citar tres de suas obras nessa noite. A maioria inclui tempestades em alto mar, climas de tensoes durante as navegacoes e paixoes estarrecedoras em um clima meio medieval recheado de metaforas. Foi interessante perceber o lado poetico do protetor dos oceanos. Essa eu nao esperava!
Hoje sexta feira, o dia escolhido para socializar com a tripulacao, porque abrimos o bar do navio. Chris e Laura estavam atras do balcao servindo o pessoal e preparando altos drinques. Eu peguei leve, so tomei uma cervejinha porque tenho muito trabalho de edicao das fotos de hoje. Estou feliz que ao menos consegui terminar o trabalho das fotos de ontem.
Sao 22h30 agora e escuto Air com a luz do sol que vai e volta.

Shonan Maru - Part 3

17-12-2009



Tudo estava indo bem durante o meu plantao de 12h as 16hs. Passamos por focas, pinguins, “giant petrel”, “petrel pintado”... esses passaros lindos que dao aquele colorido magico no meio de tanto gelo. Alem dos icebergs tradicionais, vimos iceberg de cor escura, um acinzentado quase negro e muitos pedacinhos de gelo que formavam desenhos de todos os formatos. Uma hora eu vi no gelo o formato de um elefante, outra um castelo, e por ai vai...


Ate que de repente o Shonan Maru II se aproxima do Steve Irwin com o water canon acionado. Nos assustamos porque nesse momento o Chris, nosso piloto, tinha acabado de voltar de um voo com o intuito de ver as condicoes climaticas que estavam a nossa frente(velocidade do vento, quantidade de gelo, cor da agua,etc), entao as asas estavam sendo desmontadas ainda no heli deck como 'e feito de rotina depois de cada voo. O helicoptero esta ali exposto,no exato momento que o Shonan Maru II ameacou uma colisao.


Piloto automatico desligado e o capitao Paul vai para o timao. Tensao na ponte de comando que cada vez ficava mais cheia. A cada minuto chega um tripulante para saber o que esta acontecendo. Shonan Maru II esta cada vez mais proximo do Steve Irwin e o nosso engenheiro Erwin procurou ajudar como pode no processo para recolher o helicoptero para o heli hanger. Bevin e Joshua, os tecnicos que trabalham para o Chris, conseguiram fazer bem o seu trabalho e apesar do susto, a missao de recolher o helicoptero para dentro do navio foi bem sucedida e o navio japones parou de apontar o water canon em nossa direcao mudando a sua rota.
Shanon Maru II anunciou tres vezes para que nos afastassemos dessa area. Seguimos nosso percursso normalmente, porem os marinheiros ja prontos para jogar as garrafas de acido butirico caso o navio se aproximasse mais. Jogar garrafas com acido butirico 'e tradicional da Sea Shepherd.
A intencao deles 'e com certeza fazer com que nao encontremos a frota que no momento esta cacando baleias. Nos rodear 'e uma forma de fazer com que nos percamos tempo na nossa busca dos navios japoneses.
Eu e Michael fotografamos o que pudemos, e esse material sera utilizado no artigo do Paul Watson que vai amanha para o site da Sea Shepherd.

Antartida – Aonde o verao 'e mesmo abaixo de zero!

16-12-2009





Chegamos no grau `60 e agora podemos dizer que estamos oficialmente na Antartida, o mais meridional dos continentes que surgiu quando se separava do antigo continente Gondwana (Africa) ha mais de 100 milhoes de anos! 'E interessante imaginar que antes de todo esse gelo se propagar desde 15 milhoes de anos atras, haviam florestas e um clima bem diferente do atual...
O continente se formou em torno de 35 milhoes de anos atras quando se separou da America do Sul. Estou passando pelo lugar mais frio e mais seco da Terra, cercada pelos oceanos Atlantico,Pacifico e Indico. Mais frio ate que o Artico porque a maior parte do continente esta acima do nivel do mar ha mais de tres quilometros.
Ouvi dizer que no verao existe uma populacao provisoria de cientistas em bases polares que pode chegar ate 4 mil pessoas no verao. Mas ainda assim continua um lugar remoto, por nao haver populacao permanente e principalmente pelas condicoes climaticas severas. Aqui 'e o unico continente inabitado, onde nao ha regras, leis, politica, nao pertece a nenhum governo ou pa'is...
O que eu acho mais fantastico 'e a neutralidade desse continente. Qualquer operacao militar 'e banida, deixando apenas espaco para os 29 paises que fazem pesquisas cientificas em suas bases(O Brasil esta includo nessa lista!). Se nao fosse tao frio, eu adoraria morar aqui Nas condicoes em que anda nosso mundo, me parece ser o lugar mais seguro para viver.
Chegando no grau `60, ja estamos no santuario baleeiro e o Shonan Maru II continua atras do Steve Irwin. Seguimos rumo as aguas antartidas francesas.
Tivemos neve pela primeira vez nessa viagem e logo o numero de icebergs no caminho vai aumentando cada vez que descemos alguns graus. Os marinheiros pouco trabalham no conves. 'E cansativo trabalhar fora do navio nessas condicoes. As ondas estao um pouco maiores e temos ventos de 55 nos.
Paul Watson faz entrevistas para diferentes emissoras de radio e TV australianas quase todos os dias. A qualquer momento uma acao direta pode acontecer, ja que estamos bem perto de onde os navios japoneses costumam ir todos os anos para a caca as baleias. A diferenca desse ano 'e que temos o Shonan Maru II atras de nos, o que pode dificultar encontrarmos os navios baleeiros. Mas para onde eles forem, iremos atras para impedir que mais baleias sejam mortas.
Pela manha passaram focas e duas baleias minkes ha 10 metros do navio. Elas nao chegaram a pular(poder ve-las saltando bem alto e fotografa-las seria um dos meus grandes sonhos nessa vida), mas s'o de poder ve-las tao de pertinho ja 'e uma grande felicidade, quase surreal de acreditar que estou ao redor dessas criaturas fantasticas. Eu adoraria poder nadar junto com elas algum dia...

Shonan Maru - Part 2

15-12-2009





O resultado das fotos de ontem foram impressionates, mostrando muitos detalhes do Shanon Maru II e elas ja foram enviadas para o escritorio da Sea Shepherd Internacional. Como estamos quase isolados da civilizacao, com a comunicacao um pouco limitada,nao sabemos ao certo como essa informacao saiu na midia.
Temos hoje mais um dia nublado e com mar agitado. Quando chegarmos no grau `60 ja estaremos no territorio da Antartida e a tendencia 'e ficar cada vez mais frio e com tremendas ventanias que podem chegar ate 100km/h e com duracao ilimitada de dias. Lembro ter lido uma vez que a ausencia de ventos fortes 'e rara, entao 'e preciso estar mesmo preparado. Ventos de ate 320km/h ja foram registrados em certas regioes.
O segundo oficial ja informou para a midia de que todos devem usar o “mustang suit”, a tal veste laranja, ao sairmos no conves para fotografar ou filmar. Porque se por acaso cairmos no mar, teremos mais chances de sobreviver por ser mais facil de nos encontrar.

Shonan Maru - Part 1

14-12-2009





     Um ponto quatro milhas nauticas foi o limite de aproximacao do navio japones ate o Steve Irwin nessa manha. O camera man da Animal Planet tentou fazer um zoom, assim como eu e Michael quando fotografamos para tentar ver a identificacao (numero ou nome) do navio que acreditamos ainda ser o Shonan Maru, porem sem sucesso.
Passamos um iceberg de 1km de largura essa tarde e foi o momento mais incrivel desde que comecei essa viagem no Steve Irwin. Primeiro porque foi a primeira vez que vi um iceberg de tao perto(100 metros de distancia) e segundo porque foi a primeira acao direta da Sea Shepherd que estive envolvida.
Usamos o iceberg para despistar o navio japones para chegar mais perto dele e ter a certeza de que era mesmo o Shonan Maru e qual deles era. Foi uma grande surpresa para eles e a gente tambem, porque eles ja vieram partindo em nossa direcao com o “water canon” acionado e tripulacao no conves.
Foi mesmo impressionante, uma verdadeira batalha. Eu estava hipnotizada pelo tom de azul que vinha toda vez que as ondas quebravam naquele tremendo bloco de gelo erguido no meio do oceano. Ao mesmo tempo atenta com a vinda do navio japones e fotografando em condicoes extremas. As ondas que quebravam no navio faziam gerar uma chuva de agua salgada que explodia por toda parte e em todas as direcoes, e eu so pensava em proteger a minha camera,tambem fazendo o melhor para tirar uma foto que pudesse denunciar o navio que nos perseguia todos esses dias.
Fizemos pelo menos quatro voltas ao redor do iceberg, o navio japones nos ameacou colisao diversas vezes para nos intimidar. Paul Watson tomou o controle do timao que estava nas maos do Locky, e finalmente com as fotos que eu e Michael tiramos ficou confirmado que era mesmo o Shonan Maru e o numero II, com identificacao 7225166.
O capitao Paul vai ter uma entrevista com o Western Australia News contando sobre o episodio do Shonan Maru II e esperamos que com a repercussao dessa noticia possamos mais uma vez estar marcando a importancia de proteger o santuario baleeiro.





Scott West por Barbara Veiga.

-Qual foi seu primeiro contato com a Sea Shepherd?
A primeira vez que ouvi falar da Sea Shepherd foi ha 20 anos atras. Eu estava interessada em fazer algo positivo e achei a organizacao muito interessante.
-No que voce trabalha regularmente?
Agora eu estou aposentado, mas eu passei mais de 18 anos fazendo investigacoes criminais na area ambiental com as relacoes federais dos Estados Unidos. Eu ja fiz muito no que se refere a problemas ambientais e agora estou com a Sea Shepherd tambem atuando contra os crimes nessa area.
-Essa 'e a sua primeira vez trabalhando para a ONG e cruzando oceanos. Como tem sido essa experiencia ate agora?
Eu estou feliz, para mim 'e um privilegio estar aqui. Me levou 20 anos para chegar ate aqui, porque eu nao tive a chance de fazer parte de nenhuma das campanhas quando trabalhava para as relacoes federais americanas.
-Voce foi a pessoa que criou os 'Brinquedos' para essa campanha, certo? Leva muito tempo para voce pensar em novas taticas ou as ideias vem de repente na sua cabeca?
Sim,eu criei algumas dos nossos “brinquedos” para esse ano. Eu coordeno e desenvolvo as ideias e estrategias para ver o que pode ser usado no navio durante as acoes diretas ou nao em diferentes situacoes.
N'os temos uma ideia geral sobre as coisas que funcionaram bem ou nao nas campanhas anteriores, e tambem olhando as taticas dos japoneses que sao criminosos, sobre o que eles usam contra n'os acabamos nos tornando mais criativos. Baseado nisso tudo e observando nossos recursos disponiveis e no que pode ser feito, as ideias se tornam em realidade.
Tambem existe o lado humoristico como em toda brincadeira. Por exemplo esse ano, foram colocados acido butirico dentro das bolinhas que sao usadas como enfeite nas arvores natalinas(estamos em pleno Natal).. Entao isso traz um pouco de humor e d'a uma suavizada no que estamos fazendo.
-E a sua familia esta contente com a sua aventura?
Minha familia me da completo apoio por estar aqui envolvido na Waltzing Matilda. Eu falava sobre a Sea Shepherd desde que me casei com minha esposa. Entao quando ela soube que eu viria nessa expedicao, ela me disse: “- Estava mais do que na hora de voce ir...”. Minhas filhas tambem apreciam a ideia e me apoiam no que estou fazendo.Entao eu tenho tres mulheres em casa que me querem bem.
-O que voce diria sobre o International Whailing Comission e o Santuario que ainda esta desprotegido?
Existe uma frase do ex presidente americano Abraham Lincon que diz “ Law without enforcement is not a good idea” e n'os temos que aplicar isso aqui. Eu passei toda minha vida profissional atuando em nome da lei, entao eu sei que se nao formos forcados a seguir leis n'os nao estaremos indo para o caminho correto e a verdade esta toda “aqui fora”.Os governos do mundo querem passar por cima das leis e por isso que existem organizacoes como a Sea Shepherd, na verdade a unica que usa o melhor metodo para impedir tamanhos crimes ambientais e reforcar a importancia da lei.
-E o que voce diria para os baleeiros?
Bem, os baleeiros sao criminosos e se eles continuam com suas atividades ilegais por muitos anos, mas isso vai ter que terminar. Entao por isso que estou aqui, para reforcar as leis ambientais e aplicar leis devidamente.
-Uma mensagem para a SSCS do Brasil?
Eu sei que a SSCS Brasil e' extremamente ativa e efetiva, entao naturalmente todos n'os apreciamos muito isso. Quanto mais internacional nos tornando, eu penso que 'e melhor e espero um dia visitar o Brasil.





segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fremantle: O ultimo adeus!

O ultimo adeus a cidade de Fremantle foi em grande estilo!
Terry Irwin e Bindi Irwin vieram a bordo do navio, tivemos uma banda tocando diversos instrumentos de percussao e um grande grupo de simpatizantes da organizacao para nos encorajar nessa jornada.
Jornalistas vieram escutar Paul Watson e seus planos para essa campanha, que deve durar em media tres meses.
A tripulacao agradece todo suporte que a cidade de Fremantle nos deu!
Ate a volta!!!

Barbara Veiga.

















-A despedida no Museu Maritimo de Fremantle-


Foi no Museu Maritimo local  que realizamos um evento marcando a despedida de Fremantle e hoje as 10hs da manha seguimos viagem ate as aguas do Ross Sea.
Terry Irwin e sua familia esteve presente assim como musicos e apoiadores de toda Australia. Foi emocionante!




Barbara Veiga.