segunda-feira, 6 de setembro de 2010

-VISA POUR L`IMAGE 2010-

Uma das minhas maiores realizações em 2010 (mesmo que o ano ainda não tenho terminado) foi estar presente no festival internacional de fotojornalismo, o Visa Pour L`Image. O respeitado evento acontece há 22 anos na graciosa cidade de Perpignan, situada no sul da França.

O festival trouxe além de fotos premiadas entre 2009/2010, exposições com temas marcantes e polêmicos da história do fotojornalismo. O recente trabalho do jovem fotojornalista, Corentin Fohlen, teve extremo impacto por trazer imagens de guerra e desespero do Haiti e Bangkok. Olivier Laban-Mattei, um dos meus favoritos, teve exposição que mostrou os momentos mais críticos em Gaza e Georgia.
Já a Andrea Star Reese me chamou atenção pela sua sensibilidade. Ela acompanhou desabrigados numa série que fez com sua 35mm por diversos meses para poder alcançar momentos de espontaneidade e entrar profundamente na realidade dessas pessoas. Imperdível o trabalho dessa fotojornalista!

Se você não teve a oportunidade esse ano de ir ao Visa Pour L`Image, veja no link abaixo os informativos sobre o evento e o que foi feito  na Semana Profissional: 
* http://www.visapourlimage.com/index.do

Faço questão de divulgar o site pela tamanha qualidade do evento!

A rotina começou por volta das 09hs da manhã, quando eu começava a visitar as salas com exposições e debates diversos. Normalmente a imersão visual acabava terminando lá pela meia-noite, depois das fantásticas projeções e entrega de prêmios.

Aqui estou na Semana Profissional do "Visa Pour L`image" com as minhas talentosas colegas fotógrafas! Veronique Vial & Joanne McArthur.
Veronique fotografa as estrelas de Hollywood e Paris, enquanto Joanne faz um grande trabalho com seu ativismo em direitos animais. Parabéns pelo trabalho !


Em Campo Santo, entre os dias 30/08/2010 a 04/09/2010. Foi lá que eu assisti as projeções noturna que acontecem ao ar livre e recebe todo ano os mais renomados fotojornalistas do mundo! 

Por Barbara Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário