terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Rocinha: A maior favela da América Latina, agora pacificada.

Chegando no Brasil uma das minhas maiores surpresas foi a notícia de que a comunidade da Rocinha, a maior favela não apenas do país, como de toda América Latina tido sido pacificada.
Fiquei interessada em ver de perto a presença da UPP(Unidade de Polícia Pacificadora) e fotografar a vida cotidiana nesta parte da cidade.

Ao lembrar da morte do cinegrafista Gelson Domingo durante a operação do BOPE (que foi apenas há um mês atrás), inevitavelmente refleti profundamente na profissão na qual nos engajamos e nos riscos que nos colocamos para informar ao público em tempo real as guerras do mundo.
Faço um luto à morte do colega e meu ode à paz mundial ! 

Na rota de duas horas e meia que fiz pela região, eu não vi nenhum bandido armado ou algum sinal de grande risco. O policiamento está presente na beira da favela, dentre outros serviços sociais incentivando os moradores a tirar documentos como por exemplo, a carteira de trabalho.

A melhor maneira é combater a violência, é também combater aos estigmas que criamos pelo medo dessas comunidades. 

--
Barbara Veiga.

  Rocinha e o Processo da Pacificação da Comunidade através da UPP 



E a vida na comunidade ...


3 comentários:

  1. Oi, Bárbara, tudo bem?
    Sou repórter da Zero Hora, de Porto Alegre. Queremos fazer uma nova reportagem sobre o Sea Shepherd. Como já foste entrevistada no ano passado, gostaria de falar com outras pessoas desta vez, mas ainda não obtive resposta pelo site - tudo bem, eu fiz o contato há pouco. Por telefone, durante o dia, ninguém atendeu. Aproveito para te parabenizar pelas fotos, estão incríveis. Obrigada, rossana.silva@zerohora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez acertou! Parabéns pelas fotos!!! Bj Vanessa

    ResponderExcluir
  3. as suas ftos sempre me surpreendem. parabéns, parabéns, parabéns mil vezes!!!! orgulho de vc!!

    ResponderExcluir