sábado, 24 de dezembro de 2011

BELO MONTE ? NÃO !

Dezembro 2011

Passeata contra Belo Monte nas ruas paulistas....

Eu não poderia deixar de compartilhar minha última passagem por São Paulo, onde estive presente na ONG BRASIL e também fui documentar a interessante passeada contra a BELO MONTE - Usina que deve fornecer energia para 60 milhões de pessoas, mas que com sua obra vai trazer a remoção de 5988 famílias(ou seja, 20 mil pessoas terão de deixar suas casas!), além disso 100km do Rio Xingu terão a vazão reduzida, ou seja: simplesmente 952 índios serão afetados!!!
Para a construção do canal, serão removidos 100 milhões de metros cúbicos de floresta, que encheriam 40 mil piscinas públicas.
Não podemos aceitar que a terceira maior Usina do planeta seja efetivamente infiltrada no meio da Floresta Amazônica e cause todos esses danos ambientais e sociais.




--
Barbara Veiga.

Boas Festas... mas a luta segue!


Dezembro, 2011

Desejo a todos vocês um excelente fim de ano, lembrando da importância de continuar lutando por aquilo que acreditamos - Sempre!
Boas Festas e um 2012 cheio muitas lutas e realizações !

--
Barbara Veiga.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Rocinha: A maior favela da América Latina, agora pacificada.

Chegando no Brasil uma das minhas maiores surpresas foi a notícia de que a comunidade da Rocinha, a maior favela não apenas do país, como de toda América Latina tido sido pacificada.
Fiquei interessada em ver de perto a presença da UPP(Unidade de Polícia Pacificadora) e fotografar a vida cotidiana nesta parte da cidade.

Ao lembrar da morte do cinegrafista Gelson Domingo durante a operação do BOPE (que foi apenas há um mês atrás), inevitavelmente refleti profundamente na profissão na qual nos engajamos e nos riscos que nos colocamos para informar ao público em tempo real as guerras do mundo.
Faço um luto à morte do colega e meu ode à paz mundial ! 

Na rota de duas horas e meia que fiz pela região, eu não vi nenhum bandido armado ou algum sinal de grande risco. O policiamento está presente na beira da favela, dentre outros serviços sociais incentivando os moradores a tirar documentos como por exemplo, a carteira de trabalho.

A melhor maneira é combater a violência, é também combater aos estigmas que criamos pelo medo dessas comunidades. 

--
Barbara Veiga.

  Rocinha e o Processo da Pacificação da Comunidade através da UPP 



E a vida na comunidade ...


domingo, 4 de dezembro de 2011

De volta as origens !

Brasil: Do Rio de Janeiro ao Acre -
Amazonia: "Os tres tempos" 

Retornando ao Brasil, pais de minha origem eu passei 3 semanas no Acre(na fronteira com o Peru) fotografando o quotidiano de 3 tribos indigenas.
O trabalho foi interessante e desafiador, afinal o universo indigena ainda era desconhecido para mim.

Apesar de ter ido na Amazonia em 2006 e ter realizado um trabalho com o Greenpeace contra as empresas que causam o massivo deflorestamento, eu tive nesse retorno uma experiencia completamente diferente.
Conheci as tribos; Kuntanawa, Huni Kuin e Ashaninkas, sendo recebida por suas liderancas com muito respeito e gentileza.

Tambem aprendi com o tempo que passei nessas terras, um pouco da cultura indigena que tanto agrega sabedoria e compartilha valores que poucos tem o privilegio de conhecer tao de pertinho. Por esta razao e o fato dessa parte do mundo precisar realmente de atencao, aqui estou para mostrar um pouco da Amazonia atraves do meu olhar.

Da Antartida a Amazonia....
de -40 a +40 C! Por ai vou!

--
Barbara Veiga.