segunda-feira, 26 de abril de 2010

-Equator Crossing-

08-04-2010
0˚ 07 19`N / 94˚ 17 72`W
Existe uma tradição entre navegadores onde toda passagem pela linha do Equador há uma ceromônia de iniciação, ou seja, batizado para os chamados: “pollywogs” se tornarem “shell backs” - verdadeiros piratas.
A minha primeira travessia foi em 2006 junto ao Greenpeace. O trajeto foi da Amazônia ao Caribe e me lembro ter me divertido bastante. Tive meus olhos vendados, foram feitos ruídos estranhos simulando tortura(como por exemplo ruídos de chicote sendo lançado no chão), piscina de lixo orgânico que precisamos mergulhar, etc. Boas memórias do começo da minha história nos mares.
No Steve Irwin, praticamente toda tripulação é novata, então ajudei o capitão e o engenheiro-chefe a organizar o evento. Cada um que já cruzou o Equador caloborou com a festividade. Erwin foi o“Davy Jones”, Lary, “Henchman” e eu a “Amphitrite”.
Leon e Brent tentaram escapar da cerimônia fazendo resistência e se escondendo pelo navio. Mas naturalmente eles foram encontramos e encaminhados para o processo de toda brincadeira! Ninguém pode escapar do Rei Netuno!

Os tripulantes foram iniciados de acordo com a tradição, mantendo os olhos vendados durante todo o ritual, que começou com o mergulho na piscina de lixo orgânico, depois recebendo um suco verde-limão e farinha na cabeça. Logo em seguida, lançamos a mangueira diretamente no “pollywog”, que depois vai ao encontro do Netuno(o capitão) na proa do navio.

A fase final da cerimônia é quando o novato precisa fazer um “ear print” no seu certificado e tomar uma dose que leva uma engraçada mistura de rum com sucos diversos, dando um sabor que fez todo mundo sair com cara torta.

Tivemos uma parada em pleno alto mar para um mergulho de 1 hora, o famoso e tão esperado “Swim stop” na água tão clara do oceano pacífico. Já fazia alguns meses que eu não nadava em alto mar por tanto tempo! Bem, eu dei um pulo na Antártida, mas não considero o mesmo. Eu nem tinha roupa de mergulho e a temperatura da água era menor que zero grau celsius, então na verdade foi apenas um pulo. Dessa vez foi um mergulho de verdade!

No fim do dia, Nicola preparou nosso primeiro churrasco a bordo do Steve Irwin. Cachorro quente a base de soja e salada. Escutamos “sailor songs” e celebramos esse dia tão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário