segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amazônia perdeu mais de 200 km² de florestas nos últimos meses de 2011




Os números são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados  pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos meses da estação chuvosa na Amazônia, o Inpe agrupa os alertas em uma base bimestral ou trimestral, para melhorar a qualidade da amostragem.
Em novembro, os satélites observaram 133 km² de novos desmatamentos e, em dezembro, mais 74,6 km². Nos mesmos meses de 2010, o Inpe havia registrado 113,61 km² e 21,31 km² de derrubadas, respectivamente. No entanto, por causa das diferenças nas condições meteorológicas, o instituto evita comparações entre os períodos. Em 2011, as nuvens cobriram 47% da Amazônia em novembro e 44% em dezembro, o que dificulta o registro dos satélites.
Considerando os dois últimos meses do ano, o Pará liderou o rol do desmatamento no período, com 58,86 km² a menos de florestas. Mato Grosso perdeu 53,8 km² de mata nativa, seguido por Roraima (29,24 km²).
O Deter, que revela dados mensais de desmatamento, monitora áreas com mais de 25 hectares e serve para orientar a fiscalização ambiental. Além do corte raso (desmatamento total), o sistema registra a degradação progressiva da floresta.

Fonte: Diário Democrático
(http://diariodemocratico.com.br/meio-ambiente/6-noticias/5208-amazonia-perdeu-mais-de-200-kms-de-florestas-nos-ultimos-meses-de-2011)

--
Barbara Veiga.

Um comentário:

  1. Olá Barbara.Não nos conhecemos,mais tive o prazer de conhecer o seu blog,muito bom garota.Eu também quero fazer algo pelo nosso planeta,mesmo que seja denunciar os abusos cometidos contra o Meio Ambiente.A poucos dias li um livro que falava sobre poluentes atmosféricos.O livro destava varios pontos importantes,dentre eles, a preservação das matas.A pesquisa endica no ano de 1994" O desmatamento nos trópicos joga na atmosfera cerca de 2,8 bilhões de toneladas de carbono por ano,dos quais o Brasil é responsavél por 300 milhões de toneladas.Este último número é três vezes maior que a emissão brasileira de carbono pela queima de petróleo e outros combustíveis fósseis, e faz do Brasil o maior poluidor de CO2 do mundo pelo desmatamento."Isso porque a pesquisa é de 1994,e hoje???.Valeu pelos comentarios sobre a Amazônica.É preciso despertar o mundo pra realidade do que estamos vivendo.

    ResponderExcluir