segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Inspiração nas Mulheres do Mar II

Setembro de 2011,
Desde Paris...

A inspiração do dia no tema "mulheres do mar" vai hoje para Beth Thoren.
Uma inglesa de quarenta e poucos anos e cheia de multi talentos na sua vida plena de aventuras.
Eu sempre fico encucada em falar a idade das mulheres do mar, porque sei o quanto essa "revelação" pode ser polêmica para certas pessoas. Porém ao mesmo tempo, como eu vejo enormes contrastes entre uma e outra que me inspira, acho importante dar um pouco de detalhes da sua história e experiência de vida.
E (in)felizmente às vezes(nem sempre), a idade pode mostrar certas marcas que a vida deixa com o tempo. É claro que depende da flexibilidade e abertura que cada um dá para novas oportunidades, novos passos, novas escolhas.
Beth normalmente trabalha com publicidade de empresas de grande porte, gerenciando renomados projetos, mas quando ela está a bordo do navio da Sea Shepherd ela trabalha como engenheira.
Assim que nos conhecemos a afinidade foi imediata. Ela é uma pessoa sensível, verdadeira, trabalhadora e cheia de garra. Sua determinação para fazer algo de eficaz pela natureza é inspiradora. Nunca vou esquecer essa bela amizade que se construiu no Oceano Austral. Ainda não sabemos quando vamos nos reencontrar, mas sabemos que essa amizade e admiração perdurará.

Na sala de máquinas, Beth está à trabalho junto ao engenheiro-chefe Stephen. A cada 15 minutos ela verifica todas as máquinas para ver se há um vazamento de óleo, super aquecimento ou qualquer dificuldade. Ela faz duas guardas de 4hs cada por dia, sem ter dias de folga. Não existe "day-off" nos navios da Sea Shepherd.

Durante o treinamento com a tripulação, Beth mostra as saídas de emergência no caso de haver fogo na sala de máquinas. Após o treinamento no "lounge", Beth divide a tripulação em grupos para fazer uma visita no lado mais barulhento e sujo do navio. :)


Beth observa desde o convés com outras tripulantes, as baleias que dançam entre os icebergues. 
Sensação plena de paz e recompensa por  saber que está fazendo a coisa certa.


No fim da sua guarda, Beth visita a ponte de comando para saber os desafios da rota e as estratégias para a próxima ação contra os baleeiros. É evidente sua felicidade ao saber que mais um navio da frota baleeira foi encontrado por um dos navios da SSCS "Bob Barker". O navio baleeiro encontrado neste dia foi o "Nisshin Maru".


Às 7h durante seu café da manhã e seu pequeno momento de leitura.

Aproveitando os raros momentos de sol e calmaria, ela aproveita suas horas livres na proa do navio....

... Mas ela adora também fazer caminhadas no convés do navio. Isso mesmo, caminhadas! Mesmo havendo a limitação de 60 metros ao redor dela, isso não impede que ela faça suas caminhadas em círculos rotativos. Mesmo nos dias com meteorologias menos favoráveis, lá estava ela! Para sair da rotina, eu confesso que a acompanhei algumas vezes nessa interessante e inovadora aventura de fazer caminhadas no navio (que normalmente em Paris acontecem no Parque Luxembourg) durante os dias de calmaria, mas ao mesmo tempo muita busca pelos navios baleeiros.

--
Por Barbara Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário