segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Alto e Avante - aqui lutamos nós pelas baleias!

Para mim, a maior satisfação de estar a bordo de um navio é nunca saber exatamente o destino final. Naturalmente temos uma rota, uma trajetória a percorrer, mas no meio do caminho tantas coisas podem acontecer que é preciso ter a mente aberta para possibilidades distintas. Estamos navegando para intervir as atividades dos baleeiros, e no trajeto temos visto muita vida selvagem. Pássaros como albatross, skua e petrels estão por toda parte e não parecem nem um pouco intimidados com nossa presença em seu habitat.


A rotina a bordo tem sido tranquila comparada com a campanha anterior, quando por esses dias  nós já  tínhamos encontrado o Shonan Maru II nas terras geladas do Pólo Sul. Esse ano os baleeiros tem uma nova estratégia, navegando do Japão até o Ross Sea. Essa decisão acabou deixando espaço para uma certa tensão sobre o que vai acontecer com o futuro da caça baleeira. A frota japonesa está naturalmente perdendo tempo e dinheiro desde o momento que há intervenções da Sea Shepherd; mas o mais interessante é que nesse ano, mesmo sem a ONG ter ainda cruzado com a frota japonesa, nenhuma baleia foi morta.

Eu aguardo por ação. A peleja é longa e dura, mas é preciso ter força e determinação. Alto e avante aqui vamos, deixando de lado nossa vida pessoal e dedicamos nosso tempo e vida pela preservação dessas criaturas magníficas.



Por Barbara Veiga

Um comentário:

  1. olá Barbara, sou brasileiro e residente no Japão, fiquei muito orgulhoso por você estar aí no navio, acompanho as notícias da SeaShepherd e confesso que gostaria de ter a oportunidade de salvar as baleias na Antartida. Como eu te disse, moro no Japão e acompanho diariamente as notícias sobre a matança de golfinhos em Taiji (cidade litorânea da província de Wakayama), fiquei testemunhando durante uma semana as atividades dos molestadores de golfinhos, todos os dias o mesmo absurdo e crime, a matança de golfinhos. Se um dia vocês vieram ao Japão, me mande email, iremos recepciona-los !!! ok???
    boa sorte e tudo de bom pra vcs todos !!!

    ResponderExcluir