sábado, 22 de maio de 2010

Free Pete!

Photo: Barbara Veiga
O ativista neo zelandes que embarcou as escondidas no navio japones Shonan Maru II com o fim de prestar contas apos a colisao do trimara Ady Gil, ainda esta no centro de detencao em Tokio, no Japao.
A Sea Shepherd e toda tripulacao do Steve Irwin pede a colaboracao de todos para dar voz ao dramatico caso que envolve a protecao do santuario baleeiro das frotas japonesas na Antartida.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

-Steve Irwin em Cannes-

15-05-2010
Foram sessenta dias de travessia desde Hobart(Tasmania) até Cannes via Nova Zelândia, Ilha de Pitcairn, Canal do Panamá e Nova Iorque. Dois oceanos, três mares e 15 mil milhas. Oh la la !
Foi impressionante como o tempo passou bem rápido desde que deixamos a Austrália.
Estamos ancorados em Cannes e a cidade está uma loucura com o festival de cinema em ação. Tem gente de todas as nacionalidades por toda parte e todos carregam uma camera em suas mãos esperando encontrar celebridades pelas ruas.
Tomei seu sagrado sorvetinho, ritual que tenho toda vez que chego em terra, e fiquei observando as vitrines, as cafeterias, as cores de Cannes. 
O Steve Irwin estará em Cannes até o final do festival de cinema.


-O Estreito de Gibraltar e a chegada em território europeu-

12-05-2010
Estreito de Gibraltar
35˚ 54 54`N / 05˚ 33 89`W

O fluxo de cargueiros aumenta e a atenção fica redobrada na ponte de comando. Ainda vemos muita vida marinha. Baleias e golfinhos aparecem todos os dias e é normal que todos parem seus trabalhos por alguns minutos para admirá-los.
Ao cruzar o estreito de Gibraltar um estranho inflável de cor preta passou por nós em velocidade jato (na posição 36˚ 03 44`N / 03˚ 42 55`W) e uma hora depois um navio de segurança perguntou para quem estava fazendo a travessia se tínhamos visto algo de anormal no estreito. Informamos a passagem do inflável e suspeitamos de que haviam drogas sendo levadas até a Espanha.
O Steve Irwin termina a passagem pelo estreito de Gibraltar e agora está no Alborán Sea, em 36˚ 12 91`N / 05˚ 33 89`W.

Navios de todos os tamanhos passam por nós com uma distância menor que uma milha. Mesmo o estreito de Gibraltar que tem largura de 12 milhas, chegando a ter 7 milhas no final, tive a impressão de que tinha menos tráfego que o Alborán Sea. Foi preciso ter muito cuidado durante a navegação. Não tivemos música tocando para nos concentrarmos o máximo possível. Foi uma noite com boa visibilidade pelo menos, muitas estrelas no céu.
Acreditamos ter passado pelo menos uns sessenta navios durante o período da noite.

domingo, 2 de maio de 2010

Evento da Sea Shepherd em New York

30-04-2010
Nas minhas horas de folga procuro ver um pouco da vida cultural e experimentar diferentes restaurantes da cidade. Meus preferidos foram o Balthazar, que é um bistrô francês e Los Caminos, restaurante mexicano que oferece excelentes pratos. 
A pizza de Nova Iorque também não deixa a desejar!
Os dias em Nova Iorque tem sido intensos com as visitas a bordo do navio, porém hoje foi um dia especial para a Sea Shepherd. Houve um evento da organização em Chinatown para arrecadar fundos para a próxima campanha e foram recebidas doações que passaram U$ 200 mil dólares. Fotos da última campanha na Antártida foram colocadas em exposição e venda, além de quadros e obras de arte feitas pela tripulação foram também colocadas para leilão.