quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pescadores ou piratas?





O ano de 2009 foi delicado no que toca a seguranca da travessia pelo Golfo do Aden.
Fizemos a passagem desde o Oceano Indico, comecando pela Malasia.
Foram mais de 80 casos de roubos,alguns navios cargueiros foram metralhados ou retidos aguardando a recompensa astronomica sugerida pelos que aparentemente eram inocentes pescadores.
Entre as Maldivas e o Golfo do Aden j'a 'e considerada area de risco, porque em 2009 houve casos de ataques reais, como por exemplo os navios cargueiros: “ Product tanker” em 03/01/2009, o “Bulk Carrier” , em 04/03/2009 , “Tug” em 11/04/2009 ou “Crude tanker” em 18/05/2009 – dentre tantos outros.Essas informacoes sao encontradas no site do “ICC – Commercial Crime Services”, onde existe um sistema de “Live Piracy Map”. Todos os casos e denuncias de barcos foram divulgados mundialmente.Um dos “Bulk Carrier” chegou a ser metralhado pelos piratas.
Ficamos naturalmente estressados por saber do perigo da passagem sem ter como nos proteger de maneira real, mas acreditamos que ter uma arma a bordo so pode piorar a situacao num momento de conflito.
A verdade 'e que nao temos para onde correr.A violencia, infelizmente esta tambem no mar.
Estou feliz por ter feito a passagem em seguranca e ter experimentado navegar por lugares tao exoticos em sua beleza,mas carentes em muitos aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário