segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Trimarã "Gojira" deixa hoje o porto de Fremantle


O trimarã Gojira deixa o porto de Fremantle essa manhã para testar seus motores e finalmente está pronto para fazer a travessia até Hobart.


O governador da cidade de Fremantle, Brad Petit, veio a bordo do Gojira para demonstrar mais uma vez diante da mídia seu suporte à ONG Sea Shepherd.


Governador Brad Petit e tripulação do Gojira.


 Mídia documentando a partida do Gojira desde helicóptero.


E tanto eu, como toda tripulação não poderia ter recebido melhor motivação para começar essa campanha, quando baleias "humpback`s" começaram a cruzar a proa do navio com uma distância menor de 250 metros.

UHULLL!

-Por Barbara Veiga-

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

GOJIRA: The new Sea Shepherd`s Trimaran

Na "Waltzing Matilda", campanha anterior da ONG Sea Shepherd, o navio baleeiro japonês Shonan Maru II ao provocar a colisão que deixou polêmica no mundo inteiro, acabou como consequência cortando o trimarã "Ady Gil" em dois pedaços que finalmente afundou na Antártida, sem aguentar os mares revoltos da região mais remota do planeta.

Porém logo depois da campanha, no período entre março à dezembro, a Sea Shepherd conseguiu não apenas repôr sua frota com um trimarã novo, mas um barco que é simplesmente duas vezes maior que o "Ady Gil".

Com muito suor e determinação dos 10 ativistas de 4 nacionalidades diferentes, o trimarã "Gojira" está em seu estágio final de preparação para a próxima campanha, nominada pelo Capitão Paul Watson: "No Compromise". O trimarã deixa a cidade de Fremantle neste sábado, encontrando no porto de Hobart, na Tasmania, os navios "Bob Barker" & "Steve Irwin", que estarão também fazendo parte desta batalha pelas baleias  no Santuário situado no Pólo Sul.


E eu estarei mais uma vez a bordo, me lançando nos navios da Sea Shepherd. Inicialmente fotografando no "Gojira", depois embarcando no navio "Steve Irwin", onde passei 10 meses a bordo entre o ano de 2009 e 2010, para documentar a campanha de baleias e do atum, chamadas "Waltzing Matilda"(Whale Campaign) & "Blue Rage"(Blue Fin Tuna).

-Por Bárbara Veiga-

English Version:
During the previous Sea shepherd campaign: "Waltzing Matilda" , the Japanese whaling ship Shonan Maru II collided with the Ady Gil, causing an uproar in the media , the trimaran was cut into two pieces and later sank in Antarctica.

Soon after the campaign in the period from March to December, Sea Shepherd managed to replenish its fleet with a new trimaran.

With sweat and determination of 10 activists from four different nationalities, the trimaran "Gojira" is in its final stage of preparation for the next campaign, nominated by Captain Paul Watson: "No Compromise." The trimaran leaves the city of Fremantle in the next few days, bound for Hobart, Tasmania. The ships "Bob Barker" & "Steve Irwin, will also be part of this battle for the whales in the Southern Ocean Sanctuary.

I'll be on board once again. Initially photographing the "Gojira", and after boarding the vessel "Steve Irwin", where I spent 10 months aboard last year to document "Waltzing Matilda" (Whale Campaign) & "Blue Rage (Blue Fin Tuna).

Bárbara Veiga.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PHOTO of the DAY: Building music


He builds and repairs violins and she plays the music.
This is my wonderful experience in Melbourne with my lovely artists friends Sally & Vincent.

sábado, 20 de novembro de 2010

Photo of the day: The Heat & Cold


A foto do dia vem com um pouco de contraste, que é uma paixão minha nessa vida. O fato de sermos livres de explorar as diferentes possibilidades e ao mesmo tempo contemplar o que nos foi dado de presente pela natureza.
A fotografia do vulcão ativo foi feita na Ilha de Stromboli, que fica situada na costa norte da Sicília, Itália. A segunda foi feita na Antártida, durante minha primeira missão com a ONG Sea Shepherd.
O "The Heat & The Cold" - "O Quente & Frio" é para nos fazer refletir no que anda acontecendo no mundo com as consequências das mudanças climáticas(causadas por nós!). 
Hoje ainda somos capazes de ver esses contrastes na natureza, a larva que sai dos vulcões, esses imensos blocos de gelo... mas até quando? 
Será que daqui há algumas décadas isso vai ser possível?

Vamos fazer a nossa parte hoje!

-Por Bárbara Veiga-

terça-feira, 16 de novembro de 2010

FOTO DO DIA: PINTURA NO CEU DO PANAMA

A primeira impressão que tive com a minha chegada no Panamá foi a pintura que se formava no céu com a dança dos pássaros que estavam ali presentes, que iam e vinham desfrutando do vento que os transportava para outra parte da cidade.

-Por Barbara Veiga-

sábado, 13 de novembro de 2010

*PHOTO OF THE DAY: ANIMALS - VERY SPECIAL ONE *

-A foto do dia-
Sempre acreditei que tem certos animais que tocam o nosso coração no momento em que encontramos com eles. Claro que todos os animais tem sua sensibilidade e formas de aproximação, mas nem todos podemos chegar tão perto e demonstrar todo carinho que temos. 
Acredito que as baleias são animais fascinantes, inteligentíssimas e mesmo com o seu grande porte, possui extrema gentileza em seus movimentos além da sutileza do seu canto nas profundezas dos mares sem fim. Talvez por isso sejam os cetáceos que mais gosto de fotografar e sempre que possível posto imagens delas para compartilhar com vocês.
Só que na foto do dia de hoje eu quero compartilhar um dia que eu passei com um animal muito especial... 
Eu conheci a Lucy no zoológico de Salzburg e fiquei muito triste com o confinamento (como sempre fico quando vou aos zoológicos para conferir as condições que os animais estão sendo tratados) em que ela estava sendo mantida. 
Suas amigas também não tinham muito espaço para circular, e não pareciam saudáveis. Lucy foi a que mais gostou de ser fotografada. Ficou posando para mim o tempo inteiro e olhem só o resultado!
Escrevi um email para o Zoo de Salzburg explicando o caso. O email nunca foi respondido.

-Por Barbara Veiga-

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FOTO DO DIA: MELBOURNE - BBB Concept: Better by bike

Melbourne, Australia

A foto do dia vai para Melbourne, que na verdade foi a cidade australiana que eu mais me identifiquei. E esse grande interesse não se deu apenas pelas atividades culturais infindáveis e a vida noturna super excitante, mas também a consciência sobre reciclagem e reuso dos produtos que consumimos!

Eu visitei uma comunidade de apaixonados por bicicletas, que se encontram diariamente para concertar ou até mesmo trocar as suas bikes por outras(novas ou usadas). A atmosfera do lugar é super bacana, porque se localiza dentro de um mercado orgânico ao ar livre e no meio de um simpático parque no meio da cidade.

Todo serviço de ajuda  é feito gratuitamente, o que conta apenas com a boa vontade e tempo de cada um daqueles que amam esse meio de locomoção.
Não é o maior barato??

Se eu morasse em Melbourne, sem dúvida ia comprar hoje uma bike de segunda mão para mim também!

O "Ceres Organic Food & Craft Market" fica na pituresca Merri Creek, na rua East Brunswick. E nesse mercadinho não se vende apenas produtos orgânicos e se faz conserto e troca de bikes, mas pode-se encontrar produtos dos mais variados de segunda mão.


-Por Bárbara Veiga-

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

-Kids from Yemen-

A foto do dia é uma memória que tenho das crianças de Yemen, esse país tão sofrido e cheios de desigualdades.

"Meninos e Meninas"


-Por Bárbara Veiga-

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Worldwide Anti-whaling Day!

Cinco de novembro de 2010 é o dia mundial contra a caça baleeira e eu estive em Melbourne para documentar a manifestação dos ativistas que querem pôr fim na crueldade e injustiça, intolerância e opressão.


A passeata começou no Treasury Gardens e terminou na frente do Parlamento.


O objetivo do protesto é fazer com que essas baleias possam finalmente estar livres do massacre cometido todos os anos ilegalmente por baleeiros japoneses no Pólo Sul. O evento reuniu diferentes ONG`s, contando com a presença da Sea Shepherd, Animals Australia, The lost dogs home e outras organizações que promoveram o evento.


-Por Bárbara Veiga-

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A FOTO DO DIA: BALEIAS NA AUSTRALIA

Caros leitores,

foto do dia que estou postando hoje está sendo um pouco mais especial do que os outros dias!!!

Não que as outras fotos mereçam valor diferenciado, mas fotografar baleias é algo mágico para mim, algo que mexe comigo de verdade, até porque envolve paixão pela natureza e meu trabalho/ativismo em proteção dessas criaturas tão inteligentes e gentis.

Eu estava navegando pela Ilha de Rottnest na Austrália e fui a única que estava no lugar certo e hora certa para registrar esse momento, quando baleias humpbacks estavam reunidas se divertindo pelo oceano e dentro desse grupo havia um bebê! E foi essa pequena baleia que saltou d`água e fez essa grande "dança" para mim.

- Por Bárbara Veiga -